Pesquisar

iTEC -Tecnologias Interativas na Sala de Aula: Modelação e Impressão 3D

Estão abertas inscrições para duas atividades formativas "iTEC -Tecnologias Interativas na Sala de Aula: Modelação e Impressão 3D", em dois turnos distintos, destinadas a docentes de todos os grupos de recrutamento. 26-11-2020 Direção Regional de Educação
iTEC -Tecnologias Interativas na Sala de Aula: Modelação e Impressão 3D

O Projeto iTEC - Innovative Technologies for an Engaging Classroom - teve como orientação o design da sala de aula do futuro e constitui um large scale project coordenado pela EUN - European Schoolnet - na Comunidade Europeia. Foi um projeto que se desenvolveu ao longo de 4 anos e terminou a 31 de agosto de 2014. A partir daí, continuou o processo de disseminação e mainstreaming dos resultados através dos seus Associate Partners dos quais a Uma - Universidade da Madeira - faz parte.

O projeto iTEC e a EUN decidiram avançar com uma iniciativa de desenvolvimento e integração de atividades na formação inicial e contínua de professores e educadores. Neste sentido, a UMa assumiu o compromisso de incluir em algumas das suas atividades a preocupação com a disseminação das ideias, recursos e estratégias de trabalho deste projeto com professores e educadores, beneficiando do acesso a todos os recursos e ferramentas do mesmo. Assim, em mais uma colaboração da UMa com a DRE surge esta oficina de formação, iTEC – Tecnologias Interativas na Sala de Aula: Modelação e Impressão 3D.

As impressoras 3D começam a fazer parte do nosso dia a dia sendo, cada vez mais, utilizadas nos mais variados campos tais como: a engenharia, a arquitetura, a indústria, as artes, a medicina, mas ainda são pouco utilizadas na educação. Os estudos mais recentes referem que as impressoras 3D terão um papel muito importante na transformação da educação, uma vez que permitem tornar os conceitos mais visíveis para os alunos proporcionando aprendizagens mais significativas.

Esta oficina de formação surge com o intuito de permitir aos professores o contacto com uma impressora 3D, bem como refletirem sobre a pertinência da sua utilização para a aprendizagem dos alunos, principalmente em projetos interdisciplinares.  Numa dinâmica de trabalho colaborativo, os professores terão oportunidade de criar objetos 3D, ver alguns a serem impressos e realizar o design de um projeto no qual a impressora 3D seja uma ferramenta crucial para a execução do mesmo.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.