Pesquisar

Comunicação e Consciência Fonológica na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo

Estão abertas inscrições para as Oficinas de Formação: "Comunicação e Consciência Fonológica na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo", em dois turnos distintos, destinadas a docentes dos seguintes grupos de recrutamento: 100, 100EE, 110 e 110EE. 16-11-2020 Direção Regional de Educação
Comunicação e Consciência Fonológica na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo

A formação Comunicação e Consciência Fonológica enquadra-se na sequência do trabalho de formação na disciplina de português. Sendo o português a nossa língua oficial e de escolarização, a sua relevância na estruturação do pensamento e desenvolvimento da capacidade comunicativa reforça a sua transversalidade disciplinar e legitima a referência e enfoque nos novos documentos orientadores: Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, Aprendizagens Essenciais e Orientações Currriculares para a Educação Pré-Escolar, nos quais é contemplada, de forma explícita, a área da comunicação.

O desenvolvimento linguístico implica o domínio da comunicação na vertente oral e grafológica, com a compreensão do princípio alfabético na codificação dos sons. Aprender a comunicar é fundamental para uma adequada interação social na expressão do pensamento e de saberes em qualquer área do conhecimento. Torna-se, assim, pertinente a ênfase no sucesso destas aprendizagens, independentemente do capital familiar de cada criança.

No 1.º Ciclo do Ensino Básico, a aprendizagem formal da leitura e da escrita exige o desenvolvimento de capacidades metafonológicas no domínio de todos os níveis de Consciência fonológica. No entanto, muito antes da entrada no 1º Ciclo, as crianças descobrem a leitura e a escrita em contextos do seu dia a dia. Este facto, quando considerado na planificação intencional de atividades capazes de desenvolver capacidades cognitivas, permite, nesta fase, a aquisição de competências básicas de literacia. Uma adequada abordagem neste campo é fator preditor de sucesso na aprendizagem da leitura e da escrita. Esta formação, destinada a Educadores de Infância e Professores de 1.º Ciclo, além da partilha de experiências, visa sensibilizar os profissionais destas etapas da aprendizagem para a importância da consciência fonológica, na perspetiva de uma adequada articulação entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.