Pesquisar

Natação no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Este projeto da Direção Regional de Educação (DRE) tem como objetivos promover a aprendizagem da natação aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico; fomentar e desenvolver a natação enquanto modalidade desportiva, de recreação, de salvamento aquático e de promoção da condição física e saúde e aumentar o número de alunos que aprendem a nadar. 25-07-2018 Direção Regional de Educação
Natação no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Este projeto da Direção Regional de Educação tem como objetivos promover a aprendizagem da natação aos alunos do 1º ciclo do ensino básico, fomentar e desenvolver a natação enquanto modalidade desportiva, de recreação, de salvamento aquático e de promoção da condição física e saúde e aumentar o número de alunos que aprendem a nadar. As aulas, com duração de 60 minutos, são ministradas uma vez por semana no bloco de Enriquecimento Curricular pelo professor que leciona a Expressão e Educação Físico-Motora (EEFM) na escola, sob orientação de 10 professores (distribuídos pelos vários concelhos), sendo que o trabalho desenvolvido se rege sobretudo pelas orientações do Ministério da Educação. Existe uma preocupação na formação dos professores que integram o projeto, pelo que a Direção de Serviços do Desporto Escolar (DSDE), em parceria com a Associação de Natação da Madeira, promove todos os anos formação nesta área. No final do ano letivo, são organizados Festivais de Natação em cada concelho, ecléticos e multidisciplinares que passam por uma abordagem às habilidades motoras básicas envolvendo a natação pura (prova de 25m costas e 25m crol para os alunos dos 3º e 4º anos de escolaridade), o polo aquático bem como às modalidades náuticas. 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.