Pesquisar

Orientação Educativa / Tutoria

Programa de apoio a alunos em risco 10-09-2021 Direção Regional de Educação
Orientação Educativa / Tutoria

A Orientação Educativa / Tutoria é um programa que oferece uma modalidade de apoio e/ou acompanhamento a alunos, em risco, que conta com a intervenção de diferentes atores (alunos, docentes, SPO, encarregados de educação, entre outros), com diferentes níveis de atuação, de modo a contribuir para:

- Combater o abandono e o insucesso escolar;

- Minimizar dificuldades de aprendizagem dos alunos;

- Facilitar a sua integração na escola e nos grupos-turma;

- Fomentar a sociabilidade;

- Atenuar eventuais situações de conflito;

- Promover a cidadania.

 

Os alunos em risco de desorganização do seu percurso escolar, são sinalizados pelo Conselho de Turma, e acompanhados por um professor orientador/tutor, que terá como principal papel ser uma figura de referência para estes jovens. Este trabalho implica um atendimento, preferencialmente, individualizado e diferenciado, com base no reforço dos laços afetivos, determinantes para o sucesso e integração destes alunos na comunidade educativa. O professor orientador/tutor irá relacionar-se com o aluno ao nível dos saberes, tendo como suporte os afetos, procurando, assim, ajudar o aluno a superar as suas dificuldades e a reforçar a sua autonomia na construção de um projeto próprio de aprendizagem e de organização da sua vida escolar.

Pretende-se, desta forma, que a orientação educativa / tutoria seja um programa formativo e de desenvolvimento que esteja em sintonia com os documentos identitários da Escola, de acordo com as necessidades específicas de cada comunidade escolar. Cabe a cada Escola, tomar a decisão, quanto à modalidade de tutoria a implementar, organizar o seu projeto, planificar as diferentes atividades e elaborar os instrumentos e critérios de avaliação a ter em conta pelos diferentes professores orientadores/tutores que acompanham os alunos sinalizados.

 

Para mais esclarecimentos, poderá submeter um pedido de consultoria para implementação e/ou acompanhamento do programa, através da Plataforma de Solicitações da Convivialidade Escolar: https://cutt.ly/qfCaC2Ehttps://cutt.ly/qfCaC2E 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.