Pesquisar

Prevenção de infeções em ambiente escolar no STFP

Ação de sensibilização “Prevenção das infeções em ambiente escolar – A importância da higienização das mãos e do espaço escolar” 26-02-2024 Direção Regional de Educação
 Prevenção de infeções em ambiente escolar no STFP

No âmbito do projeto “Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos” (ESPR), da responsabilidade da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, o Serviço Técnico de Formação Profissional, com a colaboração da Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil, Direção Regional da Saúde, dinamizou uma ação de sensibilização para os elementos da equipa multidisciplinar, sob o tema Prevenção das infeções em ambiente escolar – A importância da higienização das mãos e do espaço escolar.

Foi abordada a importância da limpeza dos espaços escolares, no uso adequado (proporções) dos produtos de higiene e de água, sendo um fator fundamental para garantir um ambiente seguro e saudável para a comunidade educativa. A falta de higiene pode levar à propagação de doenças infeciosas (resfriados, gripes, gastroenterites e outras).

Foi ainda abordado o procedimento para a lavagem e a desinfeção das mãos, sendo a higienização das mãos a medida individual mais eficiente e simples na prevenção das doenças infeciosas. O acesso e uso da água limpa e sabão pode reduzir significativamente a incidência de doenças, contribuindo para a melhoria da saúde. Foi feito um teste prático com o recurso a um desinfetante e uma câmara escura, para que o público-alvo conferisse, na prática, se estava a fazer a correta higienização das mãos.

Mais se informa que a ação teve como preletoras as enfermeiras Ana Paula Goes e Sónia Gonçalves, Grupo da UL PPCIRA do SESARAM, EPERAM.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.