Pesquisar

| 60 Anos da Educação Especial na Região Autónoma da Madeira

A Direção Regional de Educação comemora os 60 anos da Educação Especial na Região Autónoma da Madeira com uma conferência e um espetáculo inclusivo. 06-12-2023 Direção Regional de Educação
| 60 Anos da Educação Especial na Região Autónoma da Madeira

No âmbito da comemoração dos 60 anos da Educação Especial na Região Autónoma da Madeira (RAM), a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Educação, organiza uma conferência e um espetáculo.

Conferência “60 anos da Educação Especial na Região Autónoma da Madeira” terá lugar no dia 7 de dezembro, entre as 9h00 e as 13h00, no Centro Cultural e de Investigação do Funchal. Já o Espetáculo Inclusivo "Sentir, Pensar e Agir!" decorrerá, no mesmo local, às 16h00.

 

Importa destacar que este mês assinala igualmente datas de grande relevância: o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro) - instituído em 1998, pela Organização das Nações Unidas (ONU)- e o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência (9 de dezembro).

 

Nesta senda, a conferência pretende ser um momento de partilha e reflexão acerca do percurso realizado desde 1963, considerando os marcos significativos no acompanhamento das pessoas com deficiência, incapacidades ou outras necessidades especiais de saúde. Pretende, igualmente, refletir sobre os desafios da atual legislação, que nos remete para uma escola inclusiva, onde as comunidades educativas são convidadas a responder a cada um e a todos os seus alunos, bem como, apresentar as potencialidades da tecnologia e do desenvolvimento digital na educação enquanto facilitador do sucesso escolar.

Do programa constam duas intervenções. A primeira será liderada por Maria José Camacho, Professora Universitária na Universidade da Madeira, subordinada ao tema "Percurso da Educação Especial na RAM: Revisitar o passado, ajustar o presente, ditar o futuro!". A segunda, "Os desafios da era digital em prol da Escola Inclusiva", será apresentada por Marco Bento, Professor Universitário da Escola Superior de Educação de Coimbra.

A sessão de abertura conta com presença do Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, do Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado, do Diretor Regional de Educação, Marco Gomes, entre outras entidades.

 

Às 16h00 decorrerá o Espetáculo "Sentir, Pensar e Agir!", que narra a história e as conquistas alcançadas pela Educação Especial ao longo dos últimos 60 anos e encaminha o público num voo que simboliza a importância da união, da participação e da diversidade, transmitindo uma mensagem de igualdade num mundo de diferenças. Nesta viagem, os participantes são convidados a conhecer e a sentir os caminhos percorridos até à atualidade, através de momentos artísticos com música, dança, expressão e emoção.

 

Este evento conta com a participação de vários grupos de diferentes associações e estabelecimentos de educação e ensino da RAM, nomeadamente, o coro de alunos do Colégio Salesianos Funchal, a Associação Dançando com a Diferença, o Grupo AMA-TE do Serviço Técnico de Formação Profissional, o Serviço Técnico Educação Especial, o Clube Desportivo “os Especiais”, o Centro de Apoio à Capacitação e Inclusão de Machico, a EB1/PE/C Professor Eleutério de Aguiar, Magia das Artes e Ginástica para Todos da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz, a Companhia 38 do Centro de Reabilitação Psicopedagógica da Sagrada Família, Instrumentistas do CEPAM e o Grupo de Teatro “O Moniz", entre outros.

 

Acompanhe-nos nas redes sociais do Facebook e  no Instagram


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.