Pesquisar

Protocolo de cooperação entre o Grupo Sousa e a SRE assegura a deslocação de alunos surdos no âmbito do projeto “Surd'ilhas”

O projeto “Surd'Ilhas”, promovido pela Direção Regional de Educação, através da Divisão de Acompanhamento à Surdez e Cegueira, organiza o seu o 1.º encontro no dia 2 de outubro, no Porto Santo. 22-09-2023 Direção Regional de Educação
Protocolo de cooperação entre o Grupo Sousa e a SRE assegura a deslocação de alunos surdos no âmbito do projeto “Surd'ilhas”

No âmbito do projeto “Surd'Ilhas”, promovido pela Direção Regional de Educação, através da Divisão de Acompanhamento à Surdez e Cegueira, o Grupo Sousa apoia a deslocação ao Porto Santo de alunos surdos da Madeira para o 1.º encontro com alunos com as mesmas características da Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar e Creche Professor Dr. Francisco de Freitas Branco.

 

Na assinatura do protocolo, que decorreu no dia 22 de setembro, o Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, referiu que na Região Autónoma da Madeira há 45 alunos surdos, sendo que cerca de 17 estarão envolvidos neste projeto, acrescentando que se associam ainda "a eles um número muito significativo de professores e intérpretes". Esse apoio concretizar-se-á com a atribuição gratuita de 40 viagens no Lobo Marinho, para a deslocação dos alunos e professores das escolas de referência para a Educação Bilingue de Alunos Surdos e outras escolas com discentes surdos da Região, para a participação no 1º encontro com alunos com as mesmas características. O ‘Surd’ilhas’ irá decorrer a 2 de outubro, na Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar Professor Dr. Francisco de Freitas Branco.

Esta iniciativa irá permitir a "proximidade de comunidades, onde cerca de quatro alunos do Porto Santo terão a oportunidade de estar em contacto com os alunos da Região e respetivos professores", disse Jorge Carvalho, destacando a importância do evento porque vai permitir que os discentes das duas ilhas, bem como 17 docentes da Educação Especial e intérpretes, partilhem experiências e convivam entre si.

Seguidamente, o governante prestou um reconhecimento público “a todo o trabalho desenvolvido pelos serviços da área da Educação Especial, porque são precisas pessoas especiais para trabalhar com pessoas especiais, o que é exigente, mas um fator decisivo para o sucesso das iniciativas”. Na ocasião, enalteceu ainda o contributo do Grupo Sousa pela colaboração nesta iniciativa. "O vosso contributo é fundamental porque sendo a Região um espaço arquipelágico e tendo habitantes e instituições em duas ilhas, a disponibilidade do Grupo Sousa através da Porto Santo Line para possibilitar que os nossos alunos e os nossos profissionais possam deslocar-se à ilha do Porto Santo no desenvolvimento deste projeto, é sem dúvida um fator de sucesso para o mesmo".

A iniciativa, que está enquadrada no programa de responsabilidade social do Grupo Sousa 'Somos Solidários' em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, pretende assinalar o Dia Internacional das Línguas Gestuais, comemorado a 23 de setembro. 

Esta iniciativa contou com a presença do Diretor Regional de Educação, Marco Gomes, e do administrador & CSO do Grupo Sousa, Pedro Amaral Frazão, entre outras entidades.

 

Consulte as notícias online no Diário de Notícias e no Jornal da Madeira.

Mais informações no Facebook e @dre.madeira da DRE.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.