Pesquisar

Ações de formação para os profissionais da área social da Direção Regional de Educação

Estas ações formativas decorrem nos dias 3 e 4 de outubro de 2023. 04-10-2023 Direção Regional de Educação
Ações de formação para os profissionais da área social da Direção Regional de Educação

Nos dias 3 e 4 de outubro, decorrem duas ações formativas dinamizadas pela Dra. Ilda Reis, alusivas às temáticas “Trabalho multidisciplinar no contexto escolar” e “Intervenção Social Sistémica em Contexto Escolar”, na sala de formação da Divisão de Acompanhamento à Surdez e à Cegueira. Estas ações formativas destinam-se aos profissionais da área social da Direção Regional de Educação (DRE).

 

O grupo profissional da área social da DRE é constituído por diversas áreas de formação académica, nomeadamente: serviço social, política social, investigação social aplicada, educação social, sociologia, antropologia, ciências sociais, encontrando-se estes técnicos integrados em equipas multidisciplinares nos diferentes serviços da DRE. Os profissionais da área social concebem, organizam e prestam serviços de âmbito social em diferentes fases do ciclo da vida humana: cuidados dirigidos a cidadãos, famílias, grupos e comunidades, integrados no processo global de promoção, prevenção, tratamento, recuperação e reabilitação social.

 

Com o intuito de garantir uma resposta de qualidade aos contextos educativos nos quais os técnicos da área social desenvolvem a sua intervenção é fundamental criar momentos formativos de atualização de conhecimentos e competências.

 

A formação “Trabalho multidisciplinar no contexto escolar” tem como principais propósitos refletir sobre a importância do trabalho multidisciplinar e em rede no contexto escolar e aprofundar conhecimentos para uma melhor prática interventiva, nomeadamente no desenvolvimento de competências comunicacionais e relacionais fundamentais para o eficaz funcionamento das equipas e para a constituição e estatuição de rede de apoio que configure um fator de proteção face a riscos externos.

 

A ação “Intervenção Social Sistémica em Contexto Escolar” tem como destinatários Assistentes Sociais e almeja contribuir para a reflexão sobre estratégias de intervenção sistémica promotoras de envolvimento familiar no processo de mudança, bem como para a aplicação dos critérios de rigor na elaboração do Diagnóstico Familiar Sistémico em contexto escolar. O Modelo Sistémico, Colaborativo e de Intervenção em Rede proporciona aos profissionais que trabalham com famílias estratégias e instrumentos específicos de avaliação/ diagnóstico e intervenção familiar sistémica. Esta ação de formação pretende proporcionar o diálogo entre profissionais, numa partilha de saberes e práticas construídas conjuntamente, a fim de refletir sobre os fatores preditores da eficácia na intervenção, de modo a (re)inventar boas práticas impulsionadoras de Mudança Positiva nas Famílias.

 

Ilda Reis, assistente social, tem com uma vasta experiência profissional na área da intervenção social nos diversos contextos: educação, saúde, ação social, instituições de acolhimento de crianças e jovens em risco, bem como nas comissões de proteção de crianças e jovens. Atualmente, desempenha funções no Agrupamento de Escolas Concelho de Caminha (desde 2020). Como assistente social autónoma, trabalha em clínica e é a criadora do Projeto: “Educar Hoje – Um Desafio Constante!”.  Ilda Reis é ainda Terapeuta Familiar, sócia efetiva da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar e mediadora, associada na Federação Nacional de Mediação de Conflitos. Neste contexto, irá contribuir para o aprofundamento e consolidação das competências e especialização dos profissionais da área social, revertendo esta na melhoria das práticas, como forma de reforçar os direitos sociais e de cidadania de todos os cidadãos e em especial dos cidadãos que se encontram em situação de fragilidade e risco social.

 

Informações disponíveis em:

Trabalho multidisciplinar em contexto escolar AQUI.

Intervenção Social Sistémica em Contexto Escolar AQUI.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.