Pesquisar

Exposição "Tecnologias de Apoio para Crianças e Alunos com Diversidade Funcional"

A abertura da exposição decorreu no dia 13 de dezembro, às 11h30, nas instalações da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas. 12-12-2023 Direção Regional de Educação
Exposição "Tecnologias de Apoio para Crianças e Alunos com Diversidade Funcional"

A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Educação, Divisão de Acessibilidades e Ajudas Técnicas, organizou a exposição "Tecnologias de Apoio para Crianças e Alunos com Diversidade Funcional". A abertura do evento decorreu no dia 13 de dezembro, às 11h30, nas instalações da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas (DAAT), situada na Rua dos Ilhéus 1C R/C Esq.

 

Esta exposição surge como parte integrante do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) C20-i03-RAM - Programa de Aceleração da Digitalização da Educação na Região Autónoma da Madeira para efeitos de aquisição de Tecnologias de Apoio para crianças e alunos com diversidade funcional.

Através deste projeto, foram disponibilizadas tecnologias adaptadas às necessidades de 74 crianças e alunos com diversidade funcional em 33 estabelecimentos de educação ou ensino. Estas tecnologias visam diversificar as medidas de suporte e apoio à aprendizagem, abrangendo áreas como a leitura, escrita, comunicação aumentativa, mobilidade autónoma e posicionamento nos espaços escolares. Brevemente, serão contempladas mais 88 crianças e alunos. Este esforço pretende criar condições propícias à inovação educativa, pedagógica e de gestão nos ensinos básico e secundário da RAM.

O investimento total neste projeto ascendeu a 176.000,00 euros, verba disponibilizada no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), possibilitando a aquisição de recursos digitais educativos e tecnológicos, o que contribuiu significativamente para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem e do acesso ao currículo e à aprendizagem de crianças e alunos na RAM.

A exposição estará dividida em cinco áreas distintas, cada uma correspondente a um lote adquirido. Estas áreas incluem Estimulação Percetiva-Visual e Cognitiva, Ergonomia e Comunicação no Espaço Escolar, Pré-Escrita, Escrita Manual e Acesso à Informação Escrita, Acessibilidade Informática e Digital e Mobilidade e Autonomia no Espaço Escolar.

Este evento representa um marco significativo no compromisso com a equidade, inclusão e a acessibilidade na Educação na Região Autónoma da Madeira. 

A abertura desta iniciativa contou com a presença do Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, do Diretor Regional de Educação, Marco Gomes, do Diretor de Serviços dos Apoios Técnicos Especializados, Gonçalo Olim, e da Chefe de Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas, Graça Faria, entre outras entidades.

Consulte a notícia no JM.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.