Pesquisar

N.º 46 - Prelúdios

janeiro a junho de 2015 08-06-2018 Direção Regional de Educação
N.º 46 - Prelúdios

“Saberes necessários à prática educativa”. Vem já de longe este desafio educativo, quase sempre formulado em forma de pergunta. Corresponde a um sonho. Teremos desistido dele? 

Que irá pedir a sociedade de amanhã à criança e ao adolescente que frequenta a escola hoje? Que representações, que valores terão de ser desenvolvidos, aprofundados e mesmo ultrapassados para que possam constituir um elo da imensa cadeia cultural e pedagógica que é o processo de aperfeiçoamento do humano? Estas referências permitem-nos recordar as complexas inter-relações entre as múltiplas dimensões da vida humana e a educação, para que “sob as janelas abertas do lar”, esta última seja verdadeiramente humana. 

Esta consciência tem de ser acompanhada pela certeza de que é necessário deixar para trás as linhas e as perspetivas que nos impedem de ultrapassar a fase das perguntas sem resposta ou das respostas sem confirmação. É tempo de fazer germinar “novas” ideias. 
O tema deste número da revista Diversidades, “Prelúdios”, pretende abordar, com perspetivas diferentes, algumas questões relevantes que terão implicações no processo educativo. Pensar um número sobre esta temática equivale a recuperar, de modo feliz e certeiro, através dos seus diversos artigos e reflexões, a “intuição” que se procurou seguir ao organizar este número: a educação que se revela como lugar de demanda do sentido da vida e, finalmente, da possibilidade de encontro privilegiado consigo próprio e com os outros. 

Diga-se, desde já, que o que vai escrever-se é apenas a “ponta emergente do iceberg”. Submerso há um enorme bloco constituído por dúvidas, receios, indecisões, mas também muita energia, motivação e criatividade para vencer obstáculos incompreensíveis. 
Um número de uma revista, quando bem sucedido, será apenas um apelo, um convite, uma sugestão, um desafio. Esperamos que os leitores possam efetivamente encontrar aqui alguns “subsídios” para o seu decidir, para o seu discernimento e mesmo para as suas conversas. E também para ler os sinais da realidade. Para viver uma vida mais humana, mesmo nas condições difíceis em que hoje nos encontramos. Uma vida que, no contexto dos “Prelúdios”, faça viver à sua volta. 

Os responsáveis pela organização do presente número da Diversidades deixam igualmente um sincero agradecimento aos autores dos textos aqui publicados e um voto confiante aos seus leitores: que possam cada vez mais encontrar nesta revista uma fonte de Sabedoria e Prazer.

 

Marco Gomes
Diretor Regional de Educação


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.