Pesquisar

O Mensageiro do Recorrente Nº9

dezembro de 2009 12-01-2010 Direção Regional de Educação
O Mensageiro do Recorrente Nº9

   Pelo quarto ano consecutivo se publica O Mensageiro do Recorrente, que já vai na sua nona edição. Este jornal on-line tem-se mantido fiel à missão de divulgar projetos e atividades dinamizadas pelo ensino recorrente nas escolas da Madeira e Porto Santo. Para além de sensibilizar a comunidade educativa e público em geral para a problemática da educação de adultos em contexto escolar, pretende-se, também, valorizar o trabalho realizado por alunos e professores desta oferta educativa. 

   Nesta edição, fique a conhecer os projetos que a Direção Regional de Educação da Madeira tem vindo a conceber e a implementar no campo da educação e formação de adultos, com o objetivo de promover e complementar este campo educativo. São eles: Área de trabalho do ensino recorrente; Livro de cultura popular madeirense “Memórias com História”; Concurso Ortografíadas; Blog Adulto Estudante, para não falar neste jornal online. 

   Organizações governamentais e não-governamentais dinamizadoras de eventos culturais proporcionam, à população adulta, uma série de oportunidades de aprendizagem que os alunos do ensino recorrente acabam por usufruir e fruir devido à iniciativa dos seus professores que, atentos ao meio envolvente, organizam visitas de estudos ou levam seus alunos a peças de teatro, exposições e eventos comemorativos de dias internacionais, bem como a participar em convívios e concursos. 

   Este jornal on-line tem dado a conhecer aos seus leitores, desde o primeiro número, um pouco da realidade da alfabetização de adultos na Madeira e Porto Santo. Esta direção regional, no acompanhamento técnico-pedagógico que realiza no âmbito do ensino recorrente, tem conhecimento de práticas educativas francamente inovadoras e criativas por parte dos professores e que muitas vezes ficam reservadas às quatro paredes de uma sala de aula. No entanto, O Mensageiro do Recorrente, ao longo da sua existência, tem tentado proporcionar a oportunidade de divulgação desses mesmos trabalhos e atividades. Por isso, número após número, persistimos na sensibilização de professores para que colaborem connosco escrevendo artigos ou enviando trabalhos de alunos.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.