Pesquisar

O Mensageiro do Recorrente Nº5

julho de 2008 16-07-2008 Direção Regional de Educação
O Mensageiro do Recorrente Nº5

   Mais um ano que termina e chegados ao fim do ano letivo aqui fica uma amostra das atividades realizadas neste 3º Período. Com a publicação dos números 3, 4 e 5 editados este ano, fica registado um pouco do muito trabalho realizado por alunos e professores do ensino recorrente ao longo do ano escolar. 

   À semelhança de anos anteriores, neste último período destacamos atividades organizadas pela Direção Regional de Educação que contaram com a participação ou organização do ensino recorrente, tais como a Feira da Amizade 2008 e o Encontro Regional do Ensino Recorrente, que decorreu em S. Vicente no dia 21 de junho. 

   Pela 16ª vez realizou-se o Encontro Regional do Ensino Recorrente que este ano teve como concelho anfitrião, S. Vicente. Foram criadas condições que contribuíram para o êxito deste evento, como se pode verificar pelos testemunhos presentes neste jornal. Esta iniciativa da DRE contou com a colaboração e apoio de diversas entidades sem as quais não teria sido possível obter o sucesso alcançado. 

   Referido, pelos especialistas em educação de adultos, como uma das metodologias mais indicadas para o trabalho com adultos, o trabalho de projeto tem sido aplicado no ensino recorrente, como o caso do “Projeto Saber Viver e Aprender em S. Vicente”. Neste projeto, um grupo de professores do 1º Ciclo do EBR, colocados nas instituições do concelho de S. Vicente, conjugou esforços com o objetivo de conceber e dinamizar atividades em parceria.

   No que se refere aos textos dos alunos, em particular, verificamos que ora são reveladoras de histórias de vida, ora mostram um pouco do que era a Madeira antigamente. Se por um lado, neste jornal fica o registo escrito da nossa tradição oral, por outro os nossos leitores referem que estes textos e poemas da autoria dos alunos lhes trazem recordações da infância e juventude. 

   Já no fim do 2º ano consecutivo, nunca é demais referir que O Mensageiro do Recorrente ganha forma devido ao trabalho e empenho de alunos e professores que ao enviarem os seus textos ajudam a construir este jornal. Aos poucos e poucos este jornal vai ganhando forma, através de um trabalho de equipa que envolve muitas horas de trabalho, desde o processo de escrita ao da montagem.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.