Pesquisar

4.ª edição do Building The Future

A Região Autónoma da Madeira em destaque no principal evento português de transformação digital que decorreu entre os dias 26 e 28 de janeiro, através de transmissão em “live streaming”. 03-02-2022 Direção Regional de Educação
4.ª edição do Building The Future

O Building The Future é o principal evento português de transformação digital, onde tecnologia, liderança e Educação se cruzam para potenciar pessoas e organizações através de especialistas nacionais e internacionais que estão a mudar a forma como interagimos com a realidade.

O evento liderado pela Microsoft e desenvolvido pela imatch, decorreu entre os dias 26 e 28 de janeiro, através de transmissão em “live streaming”. Durante três dias estiveram reunidos decisores, líderes, profissionais da área tecnológica, professores, estudantes, investigadores, programadores e empreendedores, que juntos são responsáveis pela construção do ecossistema da tecnologia.

Este evento contou ainda com a participação da Direção Regional de Educação e da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos.

No último dia do evento, inteiramente dedicado à Educação e Skilling - com a curadoria da Fundação José Neves -, Marco Gomes, Luís Gaspar e António Mendonça subiram ao palco Inspiration para falar sobre o presente e o futuro da educação na Região Autónoma da Madeira, reforçando que as visões de ensino e aprendizagem atuais precisam de ser mais expansivas e mais flexíveis.

Marco Gomes, Diretor Regional de Educação, abriu a parte da tarde do evento destacando que “se há dois fatores que trouxeram sucesso ao nosso projeto foram a aposta na formação, de que são os professores que devem liderar este processo e o respeito pela autonomia das escolas (…) que envolveram-se, comprometeram-se e assumiram como seus. Temos de assumir nas nossas mãos este desafio de transformação pedagógica, da Educação do nosso país e começar já hoje o «building the future»”.

“Desde 2016 que, na Região Autónoma da Madeira, olhamos para a tecnologia como um meio de qualificação dos nossos alunos e de melhoria da qualidade de ensino nas nossas escolas”, afirmou Luís Gaspar, chefe de divisão das Tecnologias e Ambientes Inovadores de Aprendizagem da Direção Regional de Educação, acrescentando que “queremos ter uma escola mais inclusiva, diferenciadora e, essencialmente, capaz de preparar os nossos alunos para estes desafios do futuro”.

Recorrendo ao exemplo prático aplicado na EB23 do Estreito de Câmara de Lobos, António Mendonça afirmou que “no início do ano letivo 19/20, e sem saber que viria a aparecer uma pandemia, começámos já a trabalhar com o Teams. Quando a pandemia apareceu, havia já uma identificação de toda a estrutura desta ferramenta o que permitiu fazer uma passagem mais pacífica”. A escola, que conta com 630 alunos, 118 professores, tem implementado projetos que integram a tecnologia em áreas pedagógicas e artísticas, como ateliers tecnológicos de robótica, música e dança e tecnologia e design.

Também a docente Tânia Serrão, participou neste evento no âmbito do Painel Methodologies in Cognitive Development (PT), numa reflexão sobre o poder das diferentes metodologias de ensino em jovens e a implicação no desenvolvimento cognitivo.

A Região Autónoma da Madeira está, neste momento, na primeira fase de implementação do programa Microsoft Showcase School, uma comunidade escolar exclusiva, espalhada por todo o mundo, reconhecida e elogiada pela sua transformação educacional, que inclui a visão de inovação do ensino, na aprendizagem e na avaliação, com foco nas competências do século XXI. Enquanto primeira Região incubadora deste programa, a experiência adquirida nesta primeira fase, que está a envolver cerca de 18 escolas, 6800 alunos e 1200 professores, será de extrema importância para o alargamento do programa às restantes escolas da Região, que se prevê acontecer no decurso do ano letivo de 2022/2023.

 

Pode consultar a notícia online no Diário de Notícias AQUI.

 

Website: https://buildingthefuture.pt/

Facebook: https://www.facebook.com/buildingthefuture22

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/buildingthefuture-ativarportugal/

Instagram: @building__the__future

AI Podcast Portugal: https://spoti.fi/3l4AXdx


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.