Pesquisar

Desenho Universal para a Aprendizagem: Inspirar à Ação e à Mudança

Formação destinada a Técnicos Superiores de Psicologia a exercer funções nos estabelecimentos de educação/ensino da RAM. 21-02-2022 Direção Regional de Educação
Desenho Universal para a Aprendizagem: Inspirar à Ação e à Mudança

A Direção Regional de Educação promove, no âmbito da Estratégia Regional para a Educação Inclusiva nas escolas da RAM, de 4 de março a 1 de abril de 2022, em regime a distância, o curso de formação "Desenho Universal para a Aprendizagem: Inspirar à Ação e à Mudança".

 

Esta ação de formação é destinada a Técnicos Superiores de Psicologia a exercer funções nos estabelecimentos de educação/ensino da RAM e será dinamizada pela Doutora Manuela Claro Alves, doutorada em Educação, com investigação na área do Desenho Universal para a Aprendizagem e Inclusão: Criação e aplicação de recursos educativos digitais com o Universal Design for Learning na promoção da inclusão; Mestre em Educação Especial nos domínios cognitivo, motor e na área da multideficiência. Atualmente é coordenadora de Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) e tem realizado formação e consultoria neste âmbito aos docentes das escolas da RAM.

 

Os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) constituem uma abordagem curricular inovadora, que maximiza as oportunidades de aprendizagem, concebendo a utilização de ambientes educativos inclusivos que ajudam os discentes (aprendentes) a desenvolver conhecimentos, competências e entusiasmo, através do seu papel central na aprendizagem.

 

Assim, esta atividade formativa tem por principal finalidade promover a concetualização do tema, junto dos psicólogos das escolas da RAM, bem como a reflexão conjunta e partilha de práticas, e dotá-los de um referencial teórico e prático acerca do DUA, de modo a que sejam criadas condições e ferramentas literácitas para que possam incitar as escolas à ação e à mudança.

 

Para realizar a sua inscrição e consultar o programa, os interessados deverão aceder à Plataforma Interagir através da seguinte hiperligação: https://bit.ly/33pFPX6

 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.