Pesquisar

Luís Marques Mendes identifica a Madeira como exemplo na digitalização nas escolas

No âmbito da Estratégia Regional de Configuração de Ambientes Digitais de Aprendizagem, Marques Mendes referiu a RAM como pioneira no projeto da transição digital nas escolas. 21-02-2022 Direção Regional de Educação
Luís Marques Mendes identifica a Madeira como exemplo na digitalização nas escolas

A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Educação, implementou o Projeto dos Manuais Digitais para todos os alunos das escolas públicas dos 2.º e 3.º Ciclos da Região, uma aposta na transição digital das escolas.

Em pleno século XXI as escolas deparam-se com uma geração digital que enfrenta novos desafios. A incerteza da evolução do mercado de trabalho e o avanço tecnológico requerem que os jovens adquiram, o mais precocemente possível, competências digitais, indispensáveis para enfrentar os desafios imprevisíveis do futuro.

Este projeto disponibiliza aos alunos da Região um tablet com todos os manuais digitais e acesso a uma plataforma online de ensino-aprendizagem com recurso educativos digitais, partindo da premissa de que a utilização dos tablets, associada a novas metodologias de ensino, permite criar ambientes inovadores e tecnologicamente enriquecidos, promotores de uma aprendizagem ativa. Permitem ainda promover metodologias inovadoras e o trabalho colaborativo e, por conseguinte, uma maior motivação para a aprendizagem e uma educação mais inclusiva.

Pretende-se desta forma fomentar uma inovação no modo de funcionamento da sala aula, através da introdução de novas metodologias de trabalho que permitam simultaneamente a flexibilidade curricular e a diferenciação pedagógica.

No âmbito deste projeto a Secretaria Regional da Educação, Ciência e Tecnologia disponibiliza aos alunos:

  • Manuais digitais e suporte móvel para a sua utilização através de uma tablet;
  • Acesso à Escola Virtual e a Recursos Educativos Digitais.

Assegura ainda às escolas:

  • A gestão e acompanhamento do projeto;
  • Segurança e proteção de dados;
  • Opções tecnológicas - reforço da rede de internet nas salas destinadas às turmas abrangidas pelo projeto;
  • Formação docente;
  • Atribuição de horas para o Coordenador do projeto na Escola.

Pode visualizar o excerto do vídeo AQUI.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.