Pesquisar

Direção Regional de Educação doou livros infantojuvenis a crianças e jovens da Ilha de Bolama, Arquipélago dos Bijagós

No âmbito da missão “Livros Irmãos”, livros entregues à Associação Presença Feminina têm como destino escolas da Guiné-Bissau. 22-03-2022 Direção Regional de Educação
Direção Regional de Educação doou livros infantojuvenis a crianças e jovens da Ilha de Bolama, Arquipélago dos Bijagós

No âmbito da missão “Livros Irmãos”, teve lugar, na passada sexta-feira, 18 de março, data em que se celebra o “Dia da Cidade de Bolama”, na sede da Associação Presença Feminina, uma cerimónia de entrega de 745 livros infantojuvenis para crianças e jovens estudantes da Ilha de Bolama – Arquipélago dos Bijagós, na República da Guiné-Bissau.

 

A missão “Livros Irmãos” surgiu no ano 2020, fruto de um trabalho de cooperação entre diversas entidades da Região Autónoma da Madeira, com o intuito de tentar mitigar a realidade crónica das lacunas de leitura da língua portuguesa na República da Guiné-Bissau e assim promover, em estreita comunhão com o binómio ensino-aprendizagem, os hábitos de leitura desde tenra idade.

Esta ação conjunta traduz-se na doação à Associação Presença Feminina-FEM, pela Direção Regional de Educação, pelo Conservatório-Escola Profissional das Artes da Madeira – Eng. Luiz Peter Clode, pelo Grupo Sousa e pela CRIAMAR – Associação de Solidariedade Social para o Desenvolvimento e Apoio a Crianças e Jovens, de 745 livros infantojuvenis destinados a crianças e jovens estudantes da Ilha de Bolama – Arquipélago dos Bijagós.

Estes livros serão transportados a bordo dos navios da GS Lines, o maior armador nacional a operar atualmente nas linhas nacionais e internacionais, unindo-se, assim, o Grupo Sousa a esta causa também como parceiro logístico. No país de destino caberá à Associação Presença Feminina encaminhar o donativo para as entidades locais competentes, no âmbito do seu projeto «Muitos Povos uma só Raça…das letras às artes» e na sua qualidade de ONGD, promotora do conhecimento e divulgação dos valores e Cultura dos Países da CPLP na Região Autónoma da Madeira e da promoção da língua portuguesa na Guiné Bissau.

As instituições envolvidas nesta ação assumem o compromisso futuro de, sempre que possível, desenvolver iniciativas que visem a aproximação e valorização da Madeira e de Bolama, que fazem parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

 

Pode consultar as notícias online no Diário de Notícias e no Jornal da Madeira.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.