Pesquisar

Robolocode, o novo jogo educativo da DRE

O protótipo do jogo educativo Robolocode foi testado por alunos da Região Autónoma da Madeira. 19-05-2022 Direção Regional de Educação
Robolocode, o novo jogo educativo da DRE

Robolocode é um jogo de corridas para dispositivos móveis, cujo objetivo é a aprendizagem e a prática de pensamento computacional e de programação, através de uma ferramenta simples, dinâmica e divertida, subordinado ao lema: “Cria o teu código! Compete na corrida! Analisa! Aprende com os teus erros! Melhora!”

 

Os testes do protótipo deste jogo decorreram em duas escolas da Região Autónoma da Madeira, em duas sessões: a primeira, no dia 28 de abril, com a turma E do 7.º ano de escolaridade da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares; e a segunda, no dia 29 de abril, com a turma 10 do 12.º ano de escolaridade da Escola Secundária Francisco Franco.

 

Estas sessões foram dinamizadas pelo consórcio que está a desenvolver o jogo, designadamente, os membros do projeto RoboLoco, financiado pelo programa Erasmus+: o Gabinete de Modernização das Tecnologias Educativas (GMTE) da Divisão de Tecnologias Educativas e Ambientes Inovadores de Aprendizagem (DTAIA) da Direção Regional de Educação; a Ingenious Knowledge, empresa alemã de desenvolvimento tecnológico, a Universidade de Nord, na Noruega, e a Escola Secundária SOU Strumica, da República do Norte da Macedónia.

 

Estas atividades destacaram-se pela participação ativa dos alunos e respetivos professores, que apresentaram excelentes contribuições e avaliações do jogo, nomeadamente na partilha de ideias e de sugestões, assim como na deteção de alguns erros. Todos estes contributos foram extremamente úteis nesta fase do desenvolvimento porque, ao serem implementados, permitirão desenvolver um jogo mais eficaz e divertido. De referir, a notável competência comunicativa dos alunos e a sua capacidade de expressão em língua não materna, nomeadamente no inglês.

 

Para mais informações sobre o projeto RoboLoco, visite-nos AQUI, ou siga-nos no Twitter, ou no Facebook


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.