Pesquisar

XXVIII Edição do Encontro Regional do Ensino Recorrente

Este evento terá lugar no dia 21 de junho, pelas 10h15, no Parque Temático da Madeira. 19-06-2023 Direção Regional de Educação
XXVIII Edição do Encontro Regional do Ensino Recorrente

A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção de Serviços de Educação Pré-Escolar e do Ensino Básico e Ensino Secundário da Direção Regional de Educação, promove a XXVIII Edição do Encontro Regional do Ensino Recorrente, que terá lugar no dia 21 de junho, pelas 10h15, no Parque Temático da Madeira.

Os cursos do 1.º ciclo do Ensino Básico Recorrente (EBR), na Região Autónoma da Madeira (RAM), têm sido fundamentais para que adultos de todas as idades adquiram competências básicas de leitura, escrita e cálculo. Esta oferta educativa tem possibilitado, por um lado, a alfabetização de alguns discentes adultos e, por outro, tem garantido o aperfeiçoamento das competências de literacia e numeracia.

Apraz referir que os 40 cursos do 1.º ciclo do EBR são lecionados em 19 escolas, num total de 480 alunos, e em 11 instituições de solidariedade social, casas do povo, casas de saúde e centros comunitários, perfazendo um total de 250 discentes, nos diversos concelhos da Madeira. Os 730 discentes destes cursos são essencialmente adultos que não frequentaram a escolaridade obrigatória ou a abandonaram precocemente e encontram nos cursos do ensino recorrente uma segunda oportunidade de educação e certificação. Outros há, ainda, com o 1.º ciclo do ensino básico, que frequentam estes cursos com o propósito de atualizarem as competências adquiridas.

Este encontro anual, que já vai na 28.ª edição, assinala o culminar de mais um ano letivo e visa proporcionar um momento de confraternização e de troca de experiências, entre alunos e professores dos cursos do 1.º ciclo do EBR, lecionados em escolas e instituições de solidariedade social, nos diversos concelhos da RAM. Do programa do evento consta a entrega de certificados aos alunos que concluíram o 4.º ano de escolaridade no presente ano letivo, seguida da entrega dos troféus aos melhores classificados nos concursos “Matematicando” e “Ortografíadas, e ainda atuações musicais diversas, um teatro e leituras expressivas, protagonizadas por alunos e professores. Finalmente, a abertura da Exposição Coletiva, composta pelos trabalhos mais significativos realizados pelos alunos com a colaboração dos docentes do ensino recorrente, terá lugar às 12h00.

Este evento conta com a presença do Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho, que procederá à entrega dos certificados, do Diretor Regional de Educação, Marco Gomes e da Diretora de Serviços de Educação Pré-Escolar e do Ensino Básico e Ensino Secundário, Nadina Mota, entre outras entidades.

De referir ainda que a realização deste encontro contou com o apoio da Câmara Municipal de Santana, da Sociedade de Desenvolvimento da Madeira e com a colaboração de diversas entidades oficiais no transporte dos alunos e professores, designadamente, autarquias, juntas de freguesia e instituições de solidariedade social.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.