Pesquisar

Cerimónia de Homenagem a João Apolinário, docente finalista do Global Teacher Prize Portugal

Esta cerimónia teve lugar, no dia 10 de julho, no Salão Nobre do Governo Regional. 10-07-2023 Direção Regional de Educação
Cerimónia de Homenagem a João Apolinário, docente finalista do Global Teacher Prize Portugal

A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia em parceria com As Mentes Empreendedoras, promoveu, no dia 10 de julho, pelas 11h30, no Salão Nobre do Governo Regional, uma Cerimónia de Homenagem ao professor João Apolinário, finalista do Global Teacher Prize Portugal.

 

João Apolinário é professor de Educação Física, exercendo atualmente funções na Escola da APEL onde leciona igualmente Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD) de Desportos da Natureza, e assistente convidado na Universidade da Madeira. Implementou nas suas aulas metodologias ativas a partir das quais os alunos são envolvidos na construção das suas próprias aprendizagens e os pais assumem um papel de agente educativo ativo. É um dos finalistas do Global Teacher Prize Portugal.

 

O Global Teacher Prize é um prémio promovido pela Fundação Varkey, sendo reconhecido internacionalmente como o “Nobel da Educação”, e chega atualmente a professores de 120 países. Portugal, para além de querer destacar os seus professores a nível mundial, quer ainda premiar e destacar, a nível nacional, todos os professores que de alguma forma contribuam para a excelência na educação e para a inovação e descoberta de novas respostas educativas. Nesta senda, As Mentes Empreendedoras, uma organização privada sem fins lucrativos que atua na área da educação e do empreendedorismo social, em conjunto com a Fundação Varkey, organização internacional sediada no Reino Unido, cujo objetivo é financiar pesquisas na área da educação, desenvolveram um Prémio Nacional para Professores (“Global Teacher Prize Portugal”) que visa reconhecer a importância da profissão docente, promover a excelência no ensino, encontrar exemplos inspiradores para a educação em Portugal e identificar candidatos ao prémio internacional que possam inspirar a educação a nível mundial.  O Concurso é dirigido a todos os docentes que exerçam a profissão,  desde o pré-escolar ao 12.º ano de escolaridade (regular ou outros).

 

O prémio pretende demonstrar a importância primordial do papel docente na educação e na sociedade, algo que é transversal ao plano nacional e internacional, pelo que a ação destes profissionais  merece ser  reconhecida, valorizada e incentivada.  O processo de seleção e de apuramento dos resultados das avaliações é verificado pela PwC Portugal, PricewaterhouseCoopers & Associados – S.R.O.C., Lda.

 

Esta cerimónia contou com a presença do Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, do Diretor Regional de Educação, Marco Gomes, do Fundador das Mentes Empreendedoras, júri do Global Teacher Prize e promotor do Global Teacher Prize Portugal, Afonso Mendonça Reis, e do Diretor Geral da APEL, Padre Fernando Gonçalves, entre outras entidades.

 

Pode consultar online a notícia no Diário de Notícias e no Jornal da Madeira.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.