Pesquisar

Projeto “TEIA - Transformação, Educação, Inovação e Aprendizagem”

Aprovação da candidatura “2023-1-PT01-KA122-SCH-000149559, Ação-Chave 1 - Setor Ensino Escolar”, com o título “TEIA - Transformação, Educação, Inovação e Aprendizagem” 28-07-2023 Direção Regional de Educação
Projeto “TEIA - Transformação, Educação, Inovação e Aprendizagem”

A Direção Regional de Educação (DRE), para o biénio (2023/2024 e 2024/2025), no seu Plano de Atividades, deu ênfase à dimensão Europeia da Educação, através da concretização de projetos Europeus, no âmbito do programa Erasmus +.

 

O Erasmus+ é o Programa europeu para a educação, formação, juventude e desporto para o período 2021 a 2027 e visa potenciar o desenvolvimento pessoal e profissional de todos os cidadãos, para o reforço da identidade europeia, do crescimento sustentável, da coesão social e da empregabilidade das pessoas. Promove o trabalho das organizações, no âmbito de parcerias europeias ou internacionais, com um vasto leque de intervenientes públicos e privados e fomenta a partilha do conhecimento e da inovação.

 

A Ação-Chave 1 - Setor Ensino Escolar - assenta na mobilidade individual para fins de aprendizagem.

 

A nossa candidatura “2023-1-PT01-KA122-SCH-000149559, Ação-Chave 1 - Setor Ensino Escolar”, com o título “TEIA - Transformação, Educação, Inovação e Aprendizagem”, foi aprovada e tem como foco principal o desenvolvimento das competências de dirigentes escolares, lideranças intermédias e professores dos diversos grupos disciplinares e de Educação Especial, bem como de outros profissionais de educação.

 

As atividades previstas no projeto estão de acordo com as áreas prioritárias definidas no Programa Erasmus+ e encontram-se alinhadas com o objetivo estratégico da DRE que visa a promoção e desenvolvimento de uma política educativa inclusiva, implementada através de medidas inovadoras para a integração de todos os alunos, tendo por base três eixos: planeamento e implementação da transformação digital; ambiente e alterações climáticas; e inclusão, promoção da igualdade e a não discriminação.

 

Este projeto prevê a realização de 3 saídas para a realização Job Shadowing em países que têm uma longa e rica experiência na promoção de aprendizagens colaborativas, inclusivas e com grande impacto no sucesso de todos os alunos, privilegiando práticas pedagógicas diferenciadas e inovadoras, assentes no uso de tecnologias educativas e de metodologias ativas de aprendizagem.

 

Os valores democráticos são um dos pilares da nossa entidade. Nesse sentido, uma vez que este projeto é agregador, envolverá todas as áreas de atuação das diversas Direções de Serviço da DRE (currículo, inclusão, artes, desporto escolar, tecnologia, psicologia, técnicos especializados, formação, investigação e projetos educacionais), de modo a dar a oportunidade a todos os que, nestas diversas áreas, têm o perfil necessário para a participação neste projeto.

 

A seleção dos participantes será democrática, transparente e pública e de acordo com um perfil profissional previamente aprovado e publicitado, com as seguintes características: profissional de educação com necessidade de formação; motivação; disponibilidade para participar e partilhar a formação recebida; capacidade de comunicação e abertura para a inovação.

 

Após a realização das mobilidades, os participantes farão a disseminação das suas experiências e partilha das suas aprendizagens, com a realização de diversas e variadas atividades de disseminação na DRE, nas escolas e noutras instituições educativas e sociais.

 

A DRE, através dos projetos ERASMUS +, pretende promover a internacionalização da instituição e criar redes de aprendizagem que proporcionem experiências e oportunidades para a modernização e inovação das práticas pessoais, profissionais, institucionais e interinstitucionais.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.