Pesquisar

SPLASH de cor em pacotes de açúcar

Esta exposição terá lugar no dia 13 de setembro, às 10 horas, no centro comercial MadeiraShopping - Funchal e estará patente ao público até ao dia 24 de setembro de 2023. 11-09-2023 Direção Regional de Educação
SPLASH de cor em pacotes de açúcar

O Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, esteve presente na abertura da exposição SPLASH, no centro comercial MadeiraShopping, iniciativa que distinguiu o trabalho de dez alunos da Região.

Esta exposição resulta do Concurso de Expressão Plástica SPLASH, promovido pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção de Serviços de Educação Artística (DSEA), da Direção Regional de Educação, na área do desenho e pintura, direcionado aos alunos que frequentam a atividade de enriquecimento curricular de Expressão Plástica nas escolas da Região.

Na oportunidade, Jorge Carvalho enalteceu a parceria com a Delta Cafés, que proporciona dimensão nacional aos trabalhos dos alunos e aos projetos das escolas, bem como o sentido de compromisso dos professores e dos encarregados de educação na concretização da dinâmica coletiva de um sistema educativo.

"É nesse sentido que agradecemos a colaboração, a disponibilidade e o empenho de todos nesse compromisso de formação dos nossos jovens. É também pelas artes que formamos, que educamos, que conseguimos desenvolver um conjunto de competências, desde a criatividade à inovação, das nossas crianças e dos nossos jovens. Quanto mais em tenra idade isso acontecer, mais garantias teremos de que essas mesmas competências serão desenvolvidas e aprimoradas", sublinhou Jorge Carvalho.

No âmbito da parceria com a empresa Delta Cafés, este concurso, que já vai na sua 6.ª edição, tem como finalidade a criação de uma edição especial de dez pacotes de açúcar com ilustrações de crianças. Esta iniciativa visa promover e valorizar a área das Artes Visuais no currículo do 1.º ciclo do ensino básico e divulgar as competências artísticas e criativas dos alunos, alargando e diversificando o público-alvo das criações artísticas produzidas na escola por estes alunos.

A temática do concurso, este ano, está fortemente ligada à Pop Art, um movimento artístico que surgiu em Inglaterra na década de 50 do século passado, caracterizado pela reprodução de temas relacionados com consumo, publicidade e estilo de vida americano. Esta corrente artística recorre a cores intensas e vibrantes para representar objetos, imagens e símbolos populares do quotidiano, ironizando-os e, por vezes ridicularizando-os, visando contrariar o incentivo ao consumo desmesurado que a publicidade promove.

"Cada um dos participantes assumiu um papel primordial na exploração do tema e ao longo de todo o processo criativo de realização do trabalho. As ilustrações foram realizadas com apenas três cores: amarelo (primário), azul (anil/cobalto/ultramarino) e branco (puro). Tratou-se, à semelhança de outros anos, de um desafio muito interessante, uma vez que os alunos não estão habituados a esta limitação pictórica que proporcionou e potenciou explorações plásticas únicas. O resultado foram composições visuais apelativas, originais e muito criativas", pode ler-se em nota.

Foram submetidos a concurso 203 trabalhos provenientes de 35 escolas da Região. O júri designado selecionou os dez trabalhos vencedores.

Para esta edição especial de pacotes de açúcar foram embaladas 3 toneladas de açúcar em pequenas saquetas que entrarão em circulação, nos estabelecimentos comerciais da Madeira, durante o mês de setembro. Para além de verem os seus desenhos reproduzidos nos pacotes de açúcar, os 10 alunos premiados receberam um troféu e um certificado. A exposição estará patente no centro comercial MadeiraShopping até ao dia 24 de setembro de 2023.

 

Pode consultar esta notícia online no Jornal da Madeira e no Diário de Notícias.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.