Pesquisar

Entrega do equipamento TACTONOM READER à Divisão de Acompanhamento à Surdez e à Cegueira

Equipamento revela-se importante na educação de crianças e alunos cegos, com baixa visão, ou mesmo para utilização pelos profissionais cegos que integram a equipa deste serviço 19-10-2023 Direção Regional de Educação
Entrega do equipamento TACTONOM READER à Divisão de Acompanhamento à Surdez e à Cegueira

O Secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, realizou recentemente a entrega do equipamento TACTONOM READER à Divisão de Acompanhamento à Surdez e à Cegueira (DASC) da Direção Regional de Educação, localizada na Rua Dr. Juvenal n.º 31, Funchal. Este equipamento revela-se de extrema importância para a educação de crianças e alunos cegos, com baixa visão, bem como para os profissionais cegos que integram a equipa deste serviço.

O TACTONOM READER permite um acesso fácil a informações gráficas, possibilitando a compreensão de conteúdos complexos de forma lúdica e autodeterminada. Com funcionalidades como o reconhecimento automático de gráficos através de códigos QR, fornecimento de contexto, estrutura e ponto de entrada, combinação de informações táteis e explicação precisa em áudio, modos de exploração, navegação e quiz, reprodução de sons e música, suporte para vários idiomas numa plataforma internacional partilhada, este equipamento promove uma experiência de aprendizagem verdadeiramente inclusiva e interativa.

Para além disso, o TACTONOM READER proporciona percepção áudio-tátil, o que possibilita a aprendizagem e o trabalho autónomo. Ou seja, conteúdos complexos tornam-se mais fáceis de entender, permitindo que o utilizador determine a sua própria velocidade de aprendizagem, contribuindo para o sucesso e a rapidez do processo de aprendizagem e, consequentemente, aumentando a motivação.

O equipamento foi adquirido à empresa SERTEC - Tecnologia Acessível, cujo diretor técnico, Aquilino Rodrigues, ministrou uma ação de formação ao longo do dia dirigida à Equipa da Cegueira e Baixa Visão da DASC, assim como a docentes e técnicos especializados.

O evento, que teve lugar no dia 18, contou com a presença do Secretário Regional da Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, do Diretor Regional de Educação, Marco Gomes, do Diretor Técnico da SERTEC, Aquilino Rodrigues, da Diretora de Serviço de Educação Especial, Glória Gonçalves, da Chefe de Divisão da Divisão de Acompanhamento à Surdez e à Cegueira, Susana Vieira Spínola, entre outras entidades relevantes.

 

Para mais informações sobre esta iniciativa e outras notícias relacionadas, não deixe de visitar regularmente o nosso site.

 

Consulte a Noticia AQUI

 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.