Pesquisar

I Encontro Ciência na Escola

A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Educação, vai realizar o I Encontro Ciência na Escola. 27-10-2023 Direção Regional de Educação
I Encontro Ciência na Escola

Ciência é inquietação, poesia, criatividade e aventura.  
Do latim scientia, "conhecimento", é uma viagem cativante pelos mistérios da Vida, do planeta, do ser humano...  
O I Encontro Ciência na Escola retrata a Ciência como apaixonante, imprevisível, que tem o acaso como aliado para as descobertas mais extraordinárias, uma perfeita simbiose do erro, do fracasso e do sucesso...   
Com este I Encontro, estão criadas as condições para o desenvolvimento de uma literacia científica abrangente, capaz de formar cidadãos com consciência e cultura científicas, conforme as necessidades da sociedade europeia atual e ao encontro das competências essenciais ao século XXl.  
A escola é desafiada a assumir um papel transformador e a estabelecer uma relação estreita entre o que se ensina, as transformações que se fazem sentir na sociedade e no mundo e o crescente desenvolvimento científico e tecnológico.  
O atual contexto exige, na verdade, que os professores tenham acesso a uma formação contínua teórica e prática de qualidade que lhes faculte um espaço próprio de reflexão e de reorganização da forma como trabalham, que os torne mais aptos para o exercício de uma prática pedagógica inovadora e que facilite a operacionalização, de facto e desde os primeiros anos, do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e das Aprendizagens Essenciais, fazendo bom uso da Autonomia e Flexibilidade Curricular.  

O I Encontro Ciência na Escola propõe-se ainda: 
- divulgar uma rede de organismos e instituições com potencial de criação de parcerias para o desenvolvimento de projetos de base experimental em ciências;  
- mostrar práticas pedagógicas inovadoras;  
- potenciar a exploração dos kits e materiais pedagógicos e didáticos colocados ao dispor dos docentes;  
- acelerar os esforços das escolas no seu processo de desenvolvimento, orientando os professores e dirigentes para uma educação em ciência efetiva e de excelência. 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.