Pesquisar

Aposta na Realidade Virtual e na IA nas salas do futuro

O presidente do Governo Regional visitou a “sala do futuro” da Escola Básica e Secundária D. Lucinda Andrade, em São Vicente, uma das 29 existentes em escolas públicas na Região. 07-11-2023 Direção Regional de Educação
Aposta na Realidade Virtual e na IA nas salas do futuro

A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção de Serviços de Ambientes Inovadores da Direção Regional de Educação, tem vindo a operacionalizar a criação de salas do futuro nas escolas da Região, no sentido de, cada vez mais, preparar os nossos jovens para enfrentarem novos desafios tecnológicos. As salas do futuro são laboratórios, verdadeiros espaços de inovação e tecnologia, para professores e alunos. São, por isso mesmo, propícios à utilização de novas metodologias, e têm como objetivo principal ajudar na reorganização das salas de aula para tornar o ensino menos convencional, e dar ao aluno um papel central e ativo na construção do seu processo de aprendizagem.

Neste âmbito, o Presidente do Governo Regional visitou a “sala do futuro” da Escola Básica e Secundária D. Lucinda Andrade, em São Vicente, uma das 29 existentes em escolas públicas na Região. Miguel Albuquerque, na oportunidade, anunciou a intenção de ampliar o leque de modalidades que aquelas salas oferecem, introduzindo, já neste mandato, a Realidade Virtual e Inteligência Artificial.

Neste momento, todas as escolas públicas dos segundo e terceiros ciclo, secundárias e do ensino profissional, estão dotadas de “salas do futuro”, que permitem o contacto e o ensino de áreas como a impressão 3D, a robótica e os sensores.

O governante pretende agora que estas componentes de ensino dos alunos e também dos professores sejam complementadas, ainda durante este mandato, por uma nova modalidade, que é a realidade virtual e aumentada.

Mas, não só: aproveitando que será iniciada em breve a recuperação da “Casa Verde”, um imóvel localizado junto à escola Francisco Franco, o que permitirá a criação de um centro de formação para os professores, o Executivo pretende, anunciou ainda Miguel Albuquerque, introduzir, também nas “salas do futuro”, e o mais rapidamente possível, a Inteligência Artificial.

O governante recorda que a impressão 3D, a programação robótica e a interligação desta aos sensores serão essenciais em todos os aspetos da vida económica e social no futuro. O mesmo acontece com a realidade virtual e aumentada e com a Inteligência Artificial.

O líder madeirense acrescentou ainda que o projeto Casa Verde será apresentado possivelmente ainda este ano. E que para além de formação de professores, sobretudo no quadro da Inteligência Artificial, servirá também para conferências e espaço de divulgação de novas tecnologias.

Cada sala do futuro corresponde a um investimento aproximado de 30 mil euros.

 

Consulte a notícia online no Diário de Notícias e no Jornal da Madeira.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.