Pesquisar

Direção Regional de Educação com rubrica mensal no programa Madeira Viva da RTP Madeira

Um espaço de comunicação e de debate de ideias com o objetivo de disponibilizar, ao público em geral, conhecimento atual, bem como ações e práticas educativas e formativas. 18-01-2024 Direção Regional de Educação
Direção Regional de Educação com rubrica mensal no programa Madeira Viva da RTP Madeira

O programa Madeira Viva, da RTP Madeira, em colaboração da Direção Regional de Educação (DRE), apresenta agora uma nova rubrica mensal dedicada à Educação que conta com um espaço de comunicação e de debate de ideias, por parte de especialistas e profissionais da Educação, com o objetivo de disponibilizar, ao público em geral, conhecimento atual, bem como ações e práticas educativas e formativas, realizados pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Educação.

 

A primeira rubrica, subordinada ao tema “Educação para a carreira no sistema educativo e promoção desenvolvimento de carreira dos alunos”, decorreu no dia 17 de janeiro e contou com a presença de Joana Xavier, chefe da Divisão de Apoios Técnicos Especializados da DRE, e Renato Carvalho, psicólogo, que abordaram tópicos relativos ao papel dos professores no desenvolvimento vocacional dos alunos, em que consiste um processo de orientação e aconselhamento de carreira, como podem os pais ajudar os seus filhos a tomarem melhores decisões, a questão dos cursos com saída e sem saída, a importância de investir no desenvolvimento de carreira e a relevância e utilidade dos testes psicológicos de orientação vocacional, entre outros assuntos.

 

O desenvolvimento vocacional está integrado na construção da nossa identidade e acompanha o nosso percurso de vida, incluindo o escolar. Os alunos, à medida que progridem na escolaridade, também estão num percurso de construção da sua identidade vocacional. Por isso é importante criar oportunidades para se conhecerem, desenvolverem competências e explorarem o mundo de modo a gerirem melhor o seu percurso e estarem mais bem preparados em momentos de tomada de decisão. Neste âmbito, é importante o papel, não apenas dos serviços de psicologia, mas também dos professores, dos pais e outros agentes educativos. É tendo consciência de todos estes aspetos que a Direção Regional de Educação tem vindo a valorizar esta área, procurando não só desenhar uma estratégia, conhecer e sistematizar as práticas, divulgar boas práticas e promover a formação dos agentes educativos para que possam cumprir este seu papel de forma eficaz.

 

Assista aqui ao Programa.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.