Pesquisar

Artigo Científico: "Nível de Satisfação dos Alunos da RAM relativamente à Escola que Frequentam".

O presente artigo foi elaborado pelo Prof. Dr. Nuno Pinto e pela Prof. Dra. Alda Portugal, com base num estudo científico realizado no âmbito da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Educação. 31-01-2024 Direção Regional de Educação
Artigo Científico: "Nível de Satisfação dos Alunos da RAM relativamente à Escola que Frequentam".

O estudo procurou avaliar o nível de satisfação dos alunos da Região Autónoma da Madeira (RAM) que frequentam o 9.º ano de escolaridade, relativamente à escola onde estudam. Foi construído de raiz um instrumento designado por Questionário de Avaliação do Nível de Satisfação dos Alunos (QNSA) reunindo evidências da sua validade fatorial e consistência interna. Participaram 1700 alunos de escolas em todos os Concelhos da RAM. Os discentes, para além de responderem aos 65 itens do QNSA, responderam também a questões de natureza demográfica. A maioria dos alunos (86.1%) revelou encontrar-se satisfeita com a escola que frequenta. Não encontramos diferenças estatisticamente significativas em termos do nível de satisfação dos alunos tomando em consideração o sexo, assim como, o concelho da RAM em que estudam. Por sua vez, verificamos diferenças estatisticamente significativas, relativamente ao nível de satisfação dos alunos, quando tomamos em consideração o número de retenções dos discentes, assim como, o percurso académico a ser escolhido a partir do 10º ano.

 

Encontra-se Publicado na Revista Científica AICA, nº17


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.