Pesquisar

Madeira conquista Certificado de Excelência na Code Week 2023

A iniciativa, que decorreu no âmbito do desafio Code Week 4 All, envolveu 6.181 alunos desde o pré-escolar ao ensino secundário. 11-03-2024 Direção Regional de Educação
Madeira conquista Certificado de Excelência na Code Week 2023

As escolas da Região Autónoma da Madeira (RAM) alcançaram um feito notável ao receber o Certificado de Excelência da Semana da Programação, um reconhecimento do trabalho colaborativo entre 60 escolas e a Secretaria Regional da Educação, Ciência e Tecnologia. A iniciativa, que decorreu no âmbito do desafio Code Week 4 All, envolveu 6.181 alunos desde o pré-escolar ao ensino secundário.
O certificado da Code Week é uma distinção atribuída aos estabelecimentos de educação e ensino que se destacaram pelo trabalho coeso, envolvendo diversas escolas e entidades num esforço colaborativo. É ainda uma forma de reconhecer e enaltecer o extraordinário empenho e dedicação dos professores na promoção de atividades estimulantes. 
Na RAM, o Gabinete de Modernização das Tecnologias Educativas (GMTE), da Direção Regional de Educação, dinamizou a Code Week 2023, através do projeto Cap3r (Capacitar a Aprendizagem Promovendo Estratégias de 3D e 3R´s), que contou com a participação de 6.181 alunos, um número que demonstra o crescente interesse pelas áreas tecnológicas. Através de atividades práticas e interativas, os alunos puderam dar vida às suas ideias, desenvolver projetos inovadores e aperfeiçoar suas competências em diversas áreas:
Programação: aprender a codificar, criando jogos, animações e outros projetos interativos.
Modelagem 3D: com brincos Halloween, explorar o mundo da modelagem 3D, visualizando suas criações de forma tangível.
Realidade Aumentada: uma experiência de aprendizagem inovadora, permitindo que descobrir com o mundo virtual de forma interativa.
Robótica Educacional: mergulhar no mundo da engenharia e automação, construindo robôs e aprendendo sobre automação e resolução de problemas.

O sucesso da Code Week 2023 na RAM deve-se, portanto, ao empenho de toda a comunidade escolar, nomeadamente, alunos, pais e encarregados de educação, professores e parceiros, que contribuíram para esta iniciativa, que marca o início de uma jornada contínua de descoberta e aprendizagem tecnológica na Região. Esta iniciativa demonstra ainda o compromisso da Região com a educação tecnológica e a preparação dos jovens para os desafios do futuro. Através de iniciativas como esta, promove-se uma geração de cidadãos mais criativos, inovadores e preparados para enfrentar os desafios do mundo digital. 
 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.