Pesquisar

Marionetas em ação – III Concurso de Expressão Dramática

Concurso de Expressão Dramática / Pré-Escolar SEMANA REGIONAL DAS ARTES 2024 05-04-2024 Direção Regional de Educação
Marionetas em ação – III Concurso de Expressão Dramática

"Marionetas em Ação" é o título do III Concurso de Expressão Dramática realizado pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia - Direção Regional de Educação, através da Direção de Serviços de Educação Artística. Este concurso tem como principais objetivos valorizar a expressão dramática, uma componente artística fundamental para a formação integral da criança, e incentivar a criatividade das crianças do pré-escolar através de experiências artísticas diversificadas e significativas. Como resultado deste concurso, será realizada uma exposição na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira (ALRAM), no âmbito da SEMANA REGIONAL DAS ARTES 2024.

 

Com origem no termo francês marionette, as marionetas são "bonecos" que representam pessoas, animais ou objetos animados, manipulados através de fios por uma pessoa. A marioneta de fios possui um enorme potencial pedagógico, artístico e afetivo quando utilizada em contexto educativo, especialmente no conto e reconto de histórias. Ela facilita o trabalho do educador na comunicação e expressão, uma vez que, ao manipulá-la, dá vida à marioneta, tornando-a real e concreta para a criança. O educador pode expressar emoções e sentimentos através da voz e do movimento durante a manipulação da marioneta. Devido ao seu caráter mágico, para a criança, a marioneta torna-se real no seu imaginário, envolvendo-a no jogo simbólico e fazendo-a acreditar que a mesma tem vida própria, sendo capaz de dialogar e ouvir o que "ela" está a contar, sem perceber que é o educador quem a manipula.

 

DESTINATÁRIOS

O concurso destina-se a todas as crianças da educação pré-escolar da RAM.

 

INSCRIÇÕES

As inscrições decorrem entre 19 e 30 de abril de 2024. · A inscrição é feita mediante o envio de um email indicando o nome do Estabelecimento de educação/ensino ou Instituição assim como o nome, número de telefone e endereço de correio eletrónico do educador responsável para o endereço eletrónico: equipaanimacao.dsea@edu.madeira.gov.pt. · Após as inscrições, um elemento da Equipa de Animação entrará em contacto com o responsável pela inscrição, de forma a prestar o apoio necessário. 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.