Pesquisar

I Edição do Concurso Educação para os Media | Cidadania Digital

Decorreu no dia 14 de março a I Edição do Concurso Educação para os Media, subordinado ao tema da "Cidadania Digital", na Escola Básica com Pré-escolar Dr. Eduardo Brazão de Castro. 15-03-2024 Direção Regional de Educação
I Edição do Concurso Educação para os Media | Cidadania Digital

A Direção Regional de Educação, através do programa EDUCAmedia, organizou o 1º Concurso Educação para os Media, com o objetivo de sensibilizar e fomentar o sentido crítico sobre o consumo de media digitais. 

 

No dia 14 de março, pelas 10h30, no auditório da EB/PE Dr. Eduardo Brazão de Castro, alunos de diversas escolas da RAM assumiram o papel de jornalistas, pivots e repórteres num grande noticiário escolar. Com o tema "Cidadania Digital", o concurso visou incentivar o uso responsável e ético da tecnologia, tanto no mundo físico quanto no digital, estimular a reflexão sobre comportamentos sociais, divulgar boas práticas em educação para os media, incentivar a criatividade e o gosto pela produção audiovisual, desenvolver competências para a transformação social e capacitar os alunos para a análise crítica de discursos mediáticos.

 

A iniciativa reconhece a importância da internet na formação de cidadãos críticos e conscientes, promovendo a reflexão sobre direitos e deveres no mundo virtual.  É ainda uma oportunidade para celebrar o talento dos alunos da RAM e reforçar a importância da educação para os media na formação de cidadãos digitais responsáveis.

 

Após um processo de casting, 6 alunos foram selecionados como pivots, 2 como entrevistadores e 1 como repórter. O concurso apresentou 31 trabalhos das seguintes escolas da Região, designadamente, da EB1/PE de Câmara de Lobos, EB1/PE da Cruz de Carvalho, EB1/PE da Lourencinha, EB1/PE da Ribeira Brava, EB1/PE do Ribeiro de Alforra, EB1/PE/C da Quinta Grande, Colégio da Rochinha, Colégio do Marítimo, EB/PE dos Louros,  EB23 do Estreito de Câmara de Lobos, EBS/PE da Calheta, EBS Bispo D. Manuel Ferreira Cabral, EBS Gonçalves Zarco, ES Jaime Moniz.

 

O evento contou com a presença do Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, do Diretor Regional de Educação, Marco Gomes e do Diretor do Diário de Notícias, Ricardo Oliveira.

 

De referir ainda que este concurso integra o programa EDUCAmedia, programa este que promove a educação para os media em contexto escolar. Através de métodos inovadores e ferramentas tecnológicas, o programa visa desenvolver a literacia em publicidade e media, preparar os alunos para fazerem escolhas informadas e desenvolverem o sentido crítico. Pretende ainda desenvolver competências na área da produção e realização audiovisual e multimédia, tanto em termos teóricos quanto práticos. O objetivo é que os alunos e professores adquiram aptidões genéricas fundamentais para a comunicação, artes e design.

 

Mais informações em : 

https://www.facebook.com/EDUCAmedia e em https://www.facebook.com/DREMadeira/.

 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.