Pesquisar

Alunos madeirenses com excelente desempenho no 17.º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos.

A final do 17.º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos decorreu no passado dia 14 de março, na Universidade de Aveiro. 22-03-2024 Direção Regional de Educação
Alunos madeirenses com excelente desempenho no 17.º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos.

O Campeonato Regional de Jogos Matemáticos é uma iniciativa da Direção Regional de Educação que proporcionou a representação dos 12 alunos vencedores na final do 17.º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos [17CNJM].

 

O 17CNJM reuniu aproximadamente 1800 alunos de norte a sul do país e ilhas, que disputaram o torneio, o qual foi dividido em quatro categorias: 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário. Os seis jogos de tabuleiro da 17.ª edição foram: “Gatos & Cães”, “Rastros”, “Dominório”, “Produto”, “Atari-Go” e “Nex”.

 

O campeonato nacional é promovido anualmente, desde 2004, pela Associação Ludus, Associação de Professores de Matemática (APM), Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) e a Ciência Viva. A atual edição foi organizada localmente pela Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, pelo Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro e pelo Projeto Matemática Ensino (PmatE).

 

Dos 12 vencedores regionais, 7 obtiveram lugares no pódio (3 primeiros lugares, 3 segundos lugares e 1 terceiro lugar), 4 obtiveram honrosos lugares:

 

1.° Ciclo

Jogo Gatos & Cães

Lucas Caldeira

EB/PE do Porto da Cruz

2.º lugar

Jogo Rastros

Pedro Rosa

Externato de São João

2.º lugar

Jogo Dominório

Alexandre Viveiros

EB1/PE/C Eng. Luís Santos Costa

5.º lugar

         

2.° Ciclo

Jogo Rastros

Diogo Teixeira

EBS Dr. Ângelo Augusto da Silva

1.º lugar

Jogo Dominório

David Flores

EBS da Ponta do Sol

4.º lugar

Jogo Produto

Júlia Freitas

EB23 do Caniço

6.º lugar

         

3.° Ciclo

Jogo Dominório

Gustavo Ornelas

EBS Bispo D. Manuel Ferreira Cabral- Santana

2.º lugar

Jogo Produto

Petra Batista

EB23 do Caniço

1.º lugar

Jogo Atari Go

Miguel Aleixo

EB/PE Bartolomeu Perestrelo

1.º lugar

         

Secundário

Jogo Produto

Alvarino Lin

Escola da APEL

4.º lugar

Jogo Atari Go

Simão Garanito

EBS Padre Manuel Álvares

*

Jogo Nex

Martim Andrade

ES Francisco Franco

3.º lugar

 

(*) O aluno, o Simão Garanito, da Escola EBS Padre Manuel Álvares, compareceu mas, por motivos de saúde, não competiu. Saliente-se que o Simão Garanito, aluno do 12.º ano esteve por diversas vezes no pódio do CRJM ao longo dos anos, sempre com uma dedicação ímpar, aliada ao raciocínio rigoroso e criativo, que o caracteriza.

 

De referir que o apoio do Programa Provas Dadas, da Direção Regional de Juventude, na deslocação dos alunos e docentes ao Porto, foi fundamental para a garantir a presença no campeonato nacional.

 

A TODOS OS PARTICIPANTES, MUITOS PARABÉNS PELO EXCELENTE DESEMPENHO!


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.