Pesquisar

13.ª edição do Madeira Curtas

Ainda estão abertas as inscrições para este concurso de curtas-metragens 04-04-2024 Direção Regional de Educação
13.ª edição do Madeira Curtas

O Madeira Curtas (MC), é organizado pelo Governo Regional da Madeira, através da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia. O concurso é operacionalizado pela Direção Regional de Educação, através Programa EDUCAmedia, da Direção de Serviços de Tecnologias e Ambientes Inovadores e Aprendizagem.

O MC tenciona reconhecer e premiar o trabalho realizado na área do vídeo de curta duração, posicionando-se assim como um instrumento importante na promoção da criação de conteúdos audiovisuais, com ênfase na comunidade escolar, mas cuja participação estende-se a qualquer pessoa, independentemente da sua profissão, experiência, nacionalidade e local de residência.

Inspirado pelos 50 anos da Revolução dos Cravos, o tema da 13.ª edição é “Liberdade”, que os participantes poderão interpretar de forma livre.

inscrição oficial poderá ser feita através do preenchimento do formulário online disponível em https://teducativas.madeira.gov.pt/s/curtasinscricao até dia 8 de abril de 2024.

A curta-metragem terá de ser entregue em formato digital até dia 14 de abril de 2024, através do formulário disponível em https://teducativas.madeira.gov.pt/s/MCentrega preenchendo os dados solicitados e efetuando o seu carregamento.

Os trabalhos serão avaliados segundo os seguintes critérios: qualidade global do vídeo (imagem, som, edição, representação, realização); relacionamento com a temática apresentada; criatividade e originalidade; envolvência dos alunos/utentes (quando aplicável).

 Serão atribuídos troféus e diplomas aos vencedores das seguintes categorias:

  • Melhor Imagem: atribuído ao melhor trabalho em termos de qualidade e edição de imagem.
  • Melhor Som: atribuído à curta-metragem com a melhor banda sonora original ou melhor som.
  • Melhor Representação: atribuído ao melhor trabalho de representação individual ou coletivo, incluindo diálogos.
  • Melhor Curta-metragem Júnior: atribuído à melhor curta-metragem realizada por crianças do 1.º e 2.º Ciclo.
  • Melhor Curta-metragem de Animação: atribuído à curta-metragem que apresentou a melhor curta-metragem realizada, de forma total ou parcial com as técnicas de animação digital, claymation, stopmotion, animação tradicional, animação de recortes, animação de fantoches, etc.
  • Melhor Curta-metragem Escolar: a curta-metragem que mais se destacou, realizada em contexto escolar/institucional, com uma forte presença dos membros da comunidade educativa/institucional (alunos, funcionários, pais...) e cujo conceito esteja intimamente relacionado com causas sociais e/ou temas educativos.
  • Melhor Curta-metragem: atribuído à curta-metragem que, no geral, mais se destacou.
  • Troféu Escolha do Público: atribuído para a curta-metragem com mais votos atribuídos através de votação online.

A cerimónia de atribuição de prémios aos vencedores realizar-se-á durante a Semana Regional das Artes 2024, integrada no Festival de Audiovisual e Cinema Escolar (FACE).

 

WEB:  https://teducativas.madeira.gov.pt/educamedia/

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.