Pesquisar

Projeto PT CAA

Projeto PT Comunicação Aumentativa e Alternativa tem o apoio da Fundação Altice 25-02-2019 Direção Regional de Educação
Projeto PT CAA

PT CAA - PT Comunicação Aumentativa e Alternativa - é um projeto apoiado pela Fundação Altice que tem como principal objetivo capacitar crianças e alunos para a utilização de Tecnologias de Apoio (TA) para a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA).


Salienta-se que a comunicação alternativa contempla qualquer forma de comunicação que não seja a fala, enquanto que a comunicação aumentativa significa promover e apoiar a fala.


Assim, e no âmbito deste projeto, a Fundação PT disponibilizou 4 computadores portáteis, 3 tablets, 1 software de CAA (o GRID 3), bem como alguns periféricos para acesso alternativo, designadamente, 2 joysticks rollers, 1 rato adaptado (TrackBall) e 1 teclado adaptado (Intellikeys).


A par da mediação, junto dos estabelecimentos de educação e ensino e das crianças e alunos que necessitem deste tipo de tecnologias para a comunicação, a principal incidência reside na adaptação e informatização, imprescindíveis, para a utilização destas tecnologias que pretendem promover, através da sua modernização e treinamento, a melhoria das condições de socialização e comunicação dos alunos, aumentando a qualidade da sua educação e, consequentemente, da sua qualidade de vida.


A promoção e atualização de conhecimentos sobre esta tecnologia junto dos educadores, professores, técnicos, pais e outros alunos que integram o contexto diário destes alunos e a modernizar do equipamento são também objetivo do projeto.


A implementação deste projeto está prevista ainda para o presente ano letivo.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.