Pesquisar

Tenho um bicho no meu jardim

Sendo o ano de 2O20 eleito, pela ONU, o Ano Internacional da Fitossanidade, esta iniciativa visa sensibilizar para a importância da saúde vegetal na melhoria da qualidade alimentar e promover a colaboração global na proteção do meio ambiente e da biodiversidade. 08-06-2020 Direção Regional de Educação
Tenho um bicho no meu jardim

Este é um desafio de Expressão Plástica promovido pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia da Região Autónoma da Madeira - Direção Regional de Educação, através da Direção de Serviços de Educação Artística (DSEA). 
O mesmo resulta de uma adaptação do Concurso original, cujo regulamento pode ser consultado em https://www.madeira.gov.pt/dre previamente divulgado por estas instituições juntos das escolas de todo o país.
Este desafio surge como forma de ultrapassar o encerramento temporário das escolas e de se ajustar às limitações que as crianças e famílias têm neste momento. Assim, a partir das suas casas, olhando o mundo através da sua janela ou recorrendo à sua imaginando, as crianças podem continuar a criar.

 

TEMA

O tema do desafio é "TENHO UM BICHO NO MEU JARDIM" porque o ano de 2O20, foi proclamado pela ONU, como sendo o Ano Internacional da Fitossanidade, esta é uma iniciativa que visa sensibilizar para a importância da saúde vegetal na melhoria da qualidade alimentar e desencadear uma maior colaboração global na proteção do meio ambiente e da biodiversidade.

O que se pretende é que as crianças, em casa, realizem um trabalho (desenho, pintura ou colagem), retratando plantas (flores, plantas, arbustos, árvores) e animais (domésticos ou selvagens) que habitam no jardim (jardim, parque, floresta, savana, ...).

 

PARTICIPANTES E OBJETIVOS

O desafio que é lançado, no âmbito do desenho/pintura, é direcionado a crianças do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico, e tem por objetivo principal a valorização das Artes Visuais na componente artística e na formação integral da criança, assim como o desenvolvimento da sensibilidade estética e da criatividade. Visa ainda a promoção de valores associados à preservação da Natureza, dos recursos naturais e da sua biodiversidade.

 

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

- Os desenhos deverão ser integralmente realizados pelas crianças, em folhas de papel de tamanho A4;

- As crianças deverão guardar os seus desenhos e entregar aos seus professores quando regressarem à escola;

- Os desenhos deverão ser submetidos a concurso através do email expreplastica.dsea@edu.madeira.gov.pt, mediante o envio de uma fotografia (telemóvel ou máquina fotográfica) e acompanhado, no corpo do email, dos dados do participante - nome completo do aluno, idade, escola, ano de escolaridade / nível de ensino e nome do(a) educador(a) ou professor(a) e contacto telefónico do encarregado de educação;

- Os trabalhos recebidos serão publicados na página oficial do Facebook da Direção de Serviços de Educação Artística em https://www.facebook.com/dseducacaoartistica/, no evento "Desafio tenho um bicho no meu jardim"

 

PRAZOS DO CONCURSO

- O desafio tem início no dia 08 de junho;

- O prazo limite para a receção das fotos dos trabalhos é 26 de junho.

 

PRÉMIOS

- Os autores de cada um dos três trabalhos mais votados (no de likes), no Facebook, receberão uma medalha;

- Os concorrentes premiados serão notificados através do correio eletrónico de submissão do trabalho.

 

AUTORIZAÇÃO DE UTILIZAÇÃO E ACEITAÇÃO DO REGULAMENTO

- Ao participar, o concorrente autoriza a divulgação e publicação do seu trabalho pela DSEA em publicações, catálogos, cartazes e outros suportes, sem prejuízo da menção do nome do seu autor;

- A participação no desafio supracitado implica a aceitação deste regulamento na sua totalidade.

 

INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

Para mais informações ou esclarecimentos, contactar o coordenador de expressão plástica, Prof. Ricardo Lapa, pelo email expreplastica.dsea@edu.madeira.gov.pt


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.