Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.

Tenho um bicho no meu jardim

O tema do desafio é "TENHO UM BICHO NO MEU JARDIM" porque o ano de 2O20, foi proclamado pela ONU, como sendo o Ano lnternacional da Fitossanidade, esta é uma iniciativa que visa sensibilizar para a importância da saúde vegetal na melhoria da qualidade alimentar e desencadear uma maior colaboração global na proteção do meio ambiente e da biodiversidade. 08-06-2020 Direção Regional de Educação
Tenho um bicho no meu jardim

Este é um desafio de Expressão Plástica promovido pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia da Região Autónoma da Madeira - Direção Regional de Educação, através da Direção de Serviços de Educação Artística (DSEA).

O mesmo resulta de uma adaptação do Concurso original, cujo regulamento pode ser consultado em https://www.madeira.gov.pt/dre previamente divulgado por estas instituições juntos das escolas de todo o país.

Este desafio surge como forma de ultrapassar o encerramento temporário das escolas e de se ajustar às limitações que as crianças e famílias têm neste momento. Assim, a partir das suas casas, olhando o mundo através da sua janela ou recorrendo à sua imaginando, as crianças podem continuar a criar.

TEMA

O tema do desafio é "TENHO UM BICHO NO MEU JARDIM" porque o ano de 2O20, foi proclamado pela ONU, como sendo o Ano lnternacional da Fitossanidade, esta é uma iniciativa que visa sensibilizar para a importância da saúde vegetal na melhoria da qualidade alimentar e desencadear uma maior colaboração global na proteção do meio ambiente e da biodiversidade.

O que se pretende é que as crianças, em casa, realizem um trabalho (desenho, pintura ou colagem), retratando plantas (flores, plantas, arbustos, árvores, ...)e animais (domésticos ou selvagens) que habitam no jardim (jardim, parque, floresta, savana, ...).


PARTICIPANTES E OBJETIVOS

O desafio que é lançado, no âmbito do desenho/pintura, é direcionado a crianças do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico, e tem por objetivo principal a valorização das Artes Visuais na componente artística e na formação integral da criança, assim como o desenvolvimento da sensibilidade estética e da criatividade. Visa ainda a promoção de valores associados à preservação da Natureza, dos recursos naturais e da sua biodiversidade.

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

- Os desenhos deverão ser integralmente realizados pelas crianças, em folhas de papel de tamanho A4;

- As crianças deverão guardar os seus desenhos e entregar aos seus professores quando regressarem à escola;

- Os desenhos deverão ser submetidos a concurso através do email expreplastica.dsea@edu.madeira.gov.pt, mediante o envio de uma fotografia (telemóvel ou máquina fotográfica) e acompanhado, no corpo do email, dos dados do participante - nome completo do aluno, idade, escola, ano de escolaridade / nível de ensino e nome do(a) educador(a) ou professor(a) e contacto telefónico do encarregado de educação;

- Os trabalhos recebidos serão publicados na página oficial do Facebook da Direção de Serviços de Educação Artística em https://www.facebook.com/dseducacaoartistica/, no evento "Desafio tenho um bicho no meu jardim"

PRAZOS DO CONCURSO

- O desafio tem início no dia 08 de junho;

- O prazo limite para a receção das fotos dos trabalhos é 26 de junho


- PRÉMIOS

- Os autores de cada um dos três trabalhos mais votados (no de likes), no Facebook, receberão uma medalha;

- Os concorrentes premiados serão notificados através do correio eletrónico de submissão do trabalho.

- AUTORIZAÇÃO DE UTILIZAÇÃO I ACEITAÇÃO DO REGULAMENTO

- Ao participar, o concorrente autoriza a divulgação e publicação do seu trabalho pela DSEA em publicações, catálogos, cartazes e outros suportes, sem prejuízo da menção do nome do seu autor'

- A participação no desafio supracitado implica a aceitação deste regulamento na sua totalidade.

INFORMAÇÕES I ESCLARECIMENTOS

Para mais informações ou esclarecimentos, contactar o coordenador de expressão plástica, Prof. Ricardo Lapa, pelo email expreplastica.dsea@edu.madeira.gov.pt