Pesquisar

| aCORDE 2024

Tributo aos Cordofones Tradicionais Madeirenses que decorrerá entre os dias 2 e 15 de fevereiro de 2024. 01-02-2024 Direção Regional de Educação
| aCORDE 2024

A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção de Serviços de Educação Artística (DSEA) da Direção Regional de Educação, apresenta o aCORDE, um evento integrado nas celebrações do Dia Regional dos Cordofones Tradicionais Madeirenses. Este tributo aos Cordofones Tradicionais Madeirenses decorrerá entre os dias 2 e 15 de fevereiro de 2024, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira.

 

O evento, que este ano conta com a participação ativa de 29 estabelecimentos de educação e ensino, representa uma oportunidade única para a divulgação do notável trabalho desenvolvido por professores e alunos do ensino básico e secundário da Região, tanto de natureza genérica como especializada, assim como por outras instituições de índole cultural e/ou educativa, quer públicas quer privadas.

 

A Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira (ALRAM) continua a acolher esta iniciativa, que atinge agora a sua 7.ª edição, contando também com o apoio de outras entidades empenhadas no ensino e preservação da história dos cordofones tradicionais madeirenses, nomeadamente, a CEPAM - Escola Profissional das Artes da Madeira, a Associação Musical e Cultural Xarabanda e o Teatro Municipal Baltazar Dias.

 

No que diz respeito ao programa, destacam-se eventos significativos, como a abertura oficial no Salão Nobre da ALRAM no dia 2 de fevereiro, às 17h30, seguida por dois concertos: o primeiro, no dia 2 de fevereiro, às 18h30, com o grupo Xarabanda, e o segundo, no dia 15 de fevereiro, às 18h00, com a participação da Orquestra da DSEA, do vencedor do Prémio Jovem Revelação e do grupo de Folclore da Ponta do Sol.

 

A Direção de Serviços de Educação Artística divulgará nas redes sociais apresentações em vídeo de vários grupos de cordofones das escolas da RAM, bem como a participação especial de cordofonistas nacionais e internacionais. Esta abordagem permite que um número alargado de espetadores acompanhe este evento que, de forma tão distinta, presta homenagem e promove os cordofones tradicionais madeirenses e a sua prática.

 

O aCORDE contará ainda com a presença do músico e professor Tó Zé Bexiga, que realizará um concerto comentado. Este talentoso cordofonista dedica-se à exploração do repertório tradicional, com especial destaque para a viola campaniça (Alentejo), evidenciando este instrumento em diversos contextos musicais através do Projeto Raia.

 

Acompanhe este evento nas redes sociais:

www.facebook.com/dseducacaoartistica e www.youtube.com/c/EducaçãoArtística.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.