CD 'A Música de Cândido Drumond de Vasconcelos'

CD 'A Música de Cândido Drumond de Vasconcelos' apresentado dia 22 de novembro, dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos 21-11-2018 Direção Regional de Educação
CD 'A Música de Cândido Drumond de Vasconcelos' O Governo Regional da Madeira através da Secretaria Regional de Educação – Direção Regional de Educação, pela Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia (DSEAM) – irá apresentar o CD ‘A Música de Cândido Drumond de Vasconcelos’, no próximo dia 22 de novembro, dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos, pelas 16h00, no auditório da DSEAM (Travessa do Nogueira, n.º 11, Funchal). Este CD é uma edição da Secretaria Regional de Educação que conta com a interpretação das guitarristas inglesas Samantha Muir e Lara Taylor. A escolha deste duo de artistas inglesas enquadra-se numa estratégia de internacionalização do património musical madeirense do século XIX para machete.

O machete e o repertório erudito

A descoberta, nos anos 90, de um manuscrito musical (datado de 1846) de composições originais para machete (braguinha), significava que este instrumento de quatro cordas da Madeira não podia mais ser simplesmente considerado um instrumento popular. A ‘Coleção de Peças para Machete’, composta por Candido Drumond, mostra um nível de musicalidade e sofisticação esperado de um instrumento clássico. A maioria das peças de Drumond são no estilo de danças de salão europeias e incluem valsas, polcas, bolleras e quadrilhas. Em meados do século XIX, esta música foi apresentada nos concertos, bailes e saraus de membros ricos da sociedade do Funchal. As obras de Cândido Drumond de Vasconcelos e, na verdade, o machete em si, são pouco conhecidas fora da Madeira, mas é nossa esperança apresentar este CD para que o público atual conheça este repertório musical madeirense do século XIX.

Samantha Muir

Samantha é intérprete de guitarra clássica e uma das principais tocadoras de ukulele clássico e de machete da Madeira. Samantha tem realizado comunicações sobre a história do machete e a sua relação com o ukulele: na Cohort for Guitar Research, em Sidney Sussex College (Cambridge); no European Guitar Teacher’s Association; e no International Guitar Research Center, da Universidade de Surrey. Samantha está atualmente a realizar o doutoramento sobre a temática ‘Criando Novas Obras para Ukulele Clássico’, na Universidade de Surrey. Os seus arranjos e composições são publicados pela editora Les Productions d'Oz, no Canadá. Mais informações em www.samanthamuir.com e www.iloveclassicalukulele.com.
 
Lara Taylor
Lara tem um Diploma da Trinity em performance de guitarra. Apesar de ter apenas 19 anos de idade, Lara apresentou-se na África do Sul, na Austrália, em Espanha, em Itália e no Reino Unido. Em 2017, ela foi uma das ‘Jovens artistas em destaque’ no Northern Ukulele Festival e apresentou-se com o National Youth Guitar Ensemble. Lara está atualmente a trabalhar para concluir uma Licenciatura em Performance de Guitarra, enquanto realiza o bacharelato em “Literatura Inglesa com Filosofia” no New College of the Humanities em Londres. Mais informações em www.larataylorguitar.wordpress.com.