Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.

Sala Snoezelen do STEE

A Sala Snoezelen é um espaço físico de intervenção terapêutica especializada com resultados muito positivos em populações com necessidades especiais. 26-07-2018 Direção Regional de Educação
Sala Snoezelen do STEE

O Serviço Técnico de Educação Especial (STEE) através da sua Equipa Técnica Multidisciplinar atende alunos cada vez mais dependentes e com dificuldades mais acentuadas e abrangentes, inclusive na área da saúde. 


Neste seguimento, tornou-se imperativo encontrar alternativas e complementos às metodologias e estratégias de intervenção interdisciplinares tradicionais, de forma a proporcionar um maior bem-estar e uma melhoria na qualidade de vida dos mesmos. E foi neste encalço que o STEE foi envidando esforços para possibilitar a constituição de uma Sala Snoezelen no serviço - com a criação de um espaço físico adaptado, a aquisição progressiva de materiais específicos de intervenção (através de patrocínios e outros apoios da comunidade educativa) e a formação contínua dos profissionais. Este contexto de intervenção está equipado com diversos estímulos sensoriais: táteis, visuais, sonoros, olfativos, gustativos, assim como propriocetivos e vestibulares, com o objetivo de incentivar os indivíduos a descobrir e a explorar, facilitando a integração dos estímulos para uma resposta mais organizada e adequada. 


Apresenta como principais benefícios: emoções positivas; relaxamento físico e mental; agradáveis sensações e experiências; diminuição de alguns comportamentos sintomáticos (ansiedade e agitação); despertar da curiosidade e iniciativa; bem como incentivo da relação interpessoal e da comunicação. Tendo em conta os resultados positivos e a sua ampla utilização na população atendida, o STEE irá, indubitavelmente, continuar a apostar nesta abordagem terapêutica. 


A população atendida pelo STEE tem assim mais uma solução terapêutica ao seu dispôr.