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Unidades de Ensino Estruturado

As Unidades de Ensino Estruturado são um recurso pedagógico especializado das escolas, constituindo-se como uma resposta educativa específica para alguns alunos com Perturbação do Espetro do Autismo. 05-06-2018 Direção Regional de Educação
Unidades de Ensino Estruturado As Unidades de Ensino Estruturado são um recurso pedagógico especializado das escolas, constituindo-se como uma resposta educativa específica para alunos com PEA. Os alunos estão afetos a uma turma de referência, desenvolvendo as suas actividades, quer nessa turma, quer na sala da unidade de ensino estruturado.

Constituem objetivos das unidades de ensino estruturado:
- Promover a participação dos alunos com PEA nas atividades curriculares e de enriquecimento curricular junto dos pares da turma a que pertencem; 
- Implementar e desenvolver um modelo de ensino estruturado, aplicando um conjunto de princípios e estratégias que, com base em informação visual, promovam a organização do espaço, do tempo, dos materiais e das actividades; 
- Aplicar metodologias e estratégias de intervenção interdisciplinares que, com base no modelo de ensino estruturado, facilitem os processos de aprendizagem, de autonomia e de adaptação ao contexto escolar;
- Proceder às adequações curriculares necessárias;
- Organizar o processo de transição para a vida pós-escolar.
- Adoptar opções educativas flexíveis, de carácter individual e dinâmico, pressupondo uma avaliação constante do processo de ensino e de aprendizagem do aluno e o regular envolvimento e participação da família; 
- Assegurar os apoios específicos ao nível das terapias e da psicologia aos alunos que deles possam necessitar.

 

O ensino estruturado procura facilitar os processos de aprendizagem, de autonomia e de comportamento, e surge como uma resposta educativa específica para os alunos com PEA. Esta traduz-se num conjunto de princípios e estratégias que organizam o espaço, o tempo, os materiais e as actividades a desenvolver, proporcionando segurança / confiança a estes alunos. 

Com o ensino estruturado é possível:
- Fornecer uma informação clara e objectiva das rotinas;
- Manter um ambiente calmo e previsível;
- Atender à sensibilidade do aluno aos estímulos sensoriais;
- Propor tarefas diárias que o aluno é capaz de realizar;
- Promover autonomia.

Desde 1996 Portugal tem proporcionado aos alunos com PEA o ensino estruturado, nas escolas do ensino regular, através do modelo TEACCH (Treatment and Education of Autistic and related Communication Handicapped Children). Na Região Autónoma da Madeira a aplicação desse modelo faz-se desde o ano lectivo 2005/2006, existindo atualmente três unidades de ensino estruturado a funcionar:
- EB1/PE da Ladeira;
- Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva;
- Escola Básica de 2º e 3º Ciclos do Caniço. 

 

Salienta-se que nem todos os alunos com PEA necessitam do recurso Unidade de Ensino Estruturado.


Anexos

Descritores