O que é a Mediação Escolar?
A mediação escolar é uma prática que utiliza técnicas de mediação para ajudar a resolver conflitos que surgem em ambiente escolar. É um método muito abrangente que compreende a Escola como um todo.
O ambiente escolar, tal como qualquer meio social, onde prevalecem as inter-relações humanas, é propício ao aparecimento de divergências e inclusive conflitos, dos mais variados tipos, que podem afetar não apenas as partes envolvidas, mas também terceiros que partilham o mesmo ambiente, ou que de alguma forma estão relacionados com o espaço escolar. A necessidade de entender o outro, manter um diálogo construtivo e o respeito mútuo é fundamental para se resolver problemas de forma amigável e construir um clima de paz. É com este propósito que a mediação escolar trabalha.
Posto isto, a mediação pode ser definida como “(…) um processo cooperativo de gestão de conflitos, estruturado, voluntário e confidencial, onde uma terceira pessoa – o Mediador -, através de técnicas específicas de escuta, comunicação e negociação, apoia as partes em conflito, promove o diálogo e ajuda a encontrar soluções justas e satisfatórias para ambas as partes. É um novo espaço para a gestão de um conflito que se apoia numa redefinição das relações entre os alunos e os membros da comunidade educativa” (Martins,2009, citado por Tomás, 2010, p. 31).
Deste modo, a mediação escolar pretende restaurar e acompanhar a comunicação entre as partes em conflito, tendo em conta o respeito pelos interesses e necessidades de cada envolvido, ajudando-os a encontrar um acordo que seja satisfatório para ambos e que possibilite a promoção de um clima escolar construtivo perante a existência de conflitos. Trabalham-se assim, as relações interpessoais, os sentimentos e os conflitos, realçando alguns princípios básicos como a cooperação, a corresponsabilidade, o respeito e apaziguando a labilidade emocional que afeta os intervenientes de qualquer comunidade escolar.
Com o processo de mediação procura-se ajudar as partes a, não só identificar e verbalizar o conflito ocorrido, mas também levar os intervenientes a refletir e, consequentemente, compreender o motivo que o despoletou, podendo, a partir dessa análise, tirar ilações para futuras atuações.
Modelo de Mediação da Convivialidade Escolar:
A intervenção da equipa da Convivialidade Escolar, neste campo da mediação, tem um caráter um pouco mais remediativo e pontual. Surge, como uma alternativa aos diversos esforços, realizados pela escola para resolver a situação, mas que até então, não tenha alcançado um consenso.
A mediação realizada pela Convivialidade Escolar, ocorre através de um terceiro elemento imparcial, cujo olhar neutro, sem a envolvente emocional, poderá facilitar o encontro de soluções que efetivamente sejam satisfatórias para ambas as partes.
Procedimentos
1.º Solicitação da Escola
A escola submete um pedido de apoio na Plataforma de Solicitações da Convivialidade Escolar: https://cutt.ly/qfCaC2E
2.º Equipa da Convivialidade contacta a Escola
reunião com:
- Elemento da Direção da Escola;
- Diretor/a de Turma;
- Outros intervenientes
3.º Reunião com docentes, direção e outros
- Elemento da Direção da Escola;
- Diretor/a de Turma;
- Outros intervenientes.
4.º Reunião com Encarregado de Educação + Aluno
Início do Plano de Ação
5.º Reunião com a Escola: feedbak em relação ao Plano de Ação
- Elemento da Direção da Escola;
- Diretor/a de Turma;
- Outros intervenientes,
- Encarregado de Educação
A escola designa um professor orientador educativo para acompanhar o plano de ação
Esta reunião depende de uma “plataforma” de entendimentos que a Equipa da Convivialidade possa estabelecer entre a Escola e a Família.
6.º Reunião – Follow up
Reunião com o Orientador Educativo para acompanhamento do plano de ação