Nos dias 18 e 19 de outubro de 2019, teve lugar no Goethe-Institut Portugal, em Lisboa, o Encontro Anual Escolas-Piloto de Alemão (PEPA), que contou com a participação de diversas entidades: o Instituto Goethe, a Associação Portuguesa de Professores de Alemão, a Direção-Geral de Educação, a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia da Madeira, a Secretaria Regional da Educação e Ciência dos Açores e diversas escolas integrantes do projeto. A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia da Madeira, através da Direção Regional de Educação, esteve representada por Leonilde Olim.
Este Encontro, realizado no âmbito das Escolas-Piloto de Alemão, formalizou-se na Região Autónoma da Madeira (RAM) com a assinatura de um Protocolo de Colaboração, em março de 2018, e iniciou-se a nível regional no ano letivo de 2018/2019 em 4 escolas - Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, Escola Secundária Jaime Moniz e Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar da Calheta.
O PEPA tem como objetivo fomentar o interesse pelo ensino e aprendizagem da língua e da cultura alemãs, através da promoção e divulgação de boas práticas na área do ensino do Alemão, como língua estrangeira.
O Goethe-Institut, conjuntamente com as diversas entidades que se fizeram representar no Encontro, e que se encontram devidamente protocolizadas, asseguram o acompanhamento pedagógico do projeto e desenvolvem diversas atividades que visam contribuir para o aperfeiçoamento das competências linguísticas, pessoais, sociais e interculturais dos professores e alunos. Para além disso, os professores e os alunos beneficiam de oportunidades de formação contínua e de uma vasta gama de ofertas extracurriculares ligadas à cultura alemã.
Sob a temática “Técnicas para o ensino do Alemão”, durante dois dias organizaram-se diversos Workshops, espaços de reflexão e debate que permitiram aos responsáveis pelo projeto - o Instituto Goethe, a Associação Portuguesa de Professores de Alemão -, à Direção-Geral de Educação, às representantes da RAM e da Região Jochen Weber 52 Autónoma dos Açores, aos representantes de cada escola, através das figuras do respetivo diretor ou coordenador, fazer o ponto da situação do desenvolvimento do PEPA nas respetivas escolas.
O Encontro constituiu-se como espaço catalisador da partilha de práticas adotadas pelos professores das escolas envolvidas, de intercâmbio de experiências, de apresentação de propostas e sugestões para a melhoria do projeto.
Ao longo dos dois dias de formação, houve vários Workshops práticos, para os professores, sobre técnicas e estratégias metodológicas para o ensino de Alemão.
O Encontro serviu, também, para o Goethe Institut apresentar as diversas atividades que promove: ações extracurriculares, a formação contínua de professores, o jornal escolar online “Digitale Klicke”, o festival de teatro escolar “Alemão em Cena”, divulgação de eventos relacionados com a cultura alemã e os múltiplos intercâmbios escolares entre as escolas de Portugal e instituições da Alemanha.
A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia através da Direção Regional de Educação, pretende continuar a desenvolver a sua cooperação institucional, tanto a nível cultural, como pedagógico, tendo como referência a aproximação e a valorização dos professores da língua alemã, para que a esta língua estrangeira se assuma como uma oferta consistente na formação e educação dos alunos da RAM. O ensino do Alemão torna-se, assim, uma porta importante que se abre aos alunos e futuros adultos da Madeira pelas possibilidades formativas e profissionais que decorrem deste mundo aberto, plurilingue, global e plural.
in: Revista Diversidades, 52, 51-52. ISSN: 1646-1819