Entrar
Pesquisar
SRE
SRE
DRE
DRE
ADirecao
A Direção
Contactos
Contactos
Menu
SRE
Secretaria Regional de Educação
DRE
Direção Regional de Educação
A Direção
A Direção
Instrumentos de Gestão
Instrumentos de Gestão
Recursos Humanos
Recursos Humanos
Areas
Áreas
Educação e Ensino
Educação e Ensino
Projeto Autonomia e Flexibilidade Curricular
Projeto Autonomia e Flexibilidade Curricular
Educação de Infância e Educação Pré-Escolar
Educação de Infância e Educação Pré-Escolar
Ensino Básico
Ensino Básico
Ensino Secundário
Ensino Secundário
Educação de Adultos
Educação de Adultos
Recursos Especializados Especializados
Recursos Especializados
Áreas de intervenção técnico-pedagógicas
Áreas de Intervenção Técnico-Pedagógicas
Tecnologias de Apoio
Tecnologias de Apoio
Surdez e Cegueira
Surdez e Cegueira
Centros de Recursos Educativos
Centros de Recursos Educativos
Serviços Técnicos
Serviços Técnicos
Educação Especial
Educação Especial
Formação Profissional
Formação Profissional
Sugestões
Educação Artística
Educação Artística
A Educação Artística
A Educação Artística
Artes na Educação
Artes na Educação
Desporto Escolar
Desporto Escolar
O Desporto Escolar
O Desporto Escolar
Pré-escolar e 1.º Ciclo
Pré-escolar e 1.º Ciclo
2.º E 3.º CICLOS E SECUNDÁRIO
2.º e 3.º Ciclos e Secundário - Modalidades Desportivas
Eventos
Eventos
Documentos
Documentos
Formação Inovação
Formação Inovação
Formação
Formação
Edu-LE
Edu-LE
Documentos
Inovação Pedagógica
Inovação Pedagógica
Projetos
Projetos
Estratégia Regional de Educação para a Cidadania
Estratégia Regional de Educação para a Cidadania
Protocolos
Protocolos
Ofícios Circulares
Ofícios Circulares
Publicações
Publicações
Legislação
Legislação
Ligações úteis
Ligações úteis
Contactos
Contactos
Entrar
Escola como local de projetos de vida
Ideia explanada pelo Secretário Regional de Educação no XII Colóquio CIE-UMa “(Contra) Tempos de Educação e Democracia, evocando John Dewey”.
06-12-2016
Educação, Ciência e Tecnologia
O Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho, participou esta terça-feira (6 de dezembro), na Sessão de Abertura do XII Colóquio CIE-UMa “(Contra) Tempos de Educação e Democracia, evocando John Dewey”, que decorre no Auditório da Reitoria da UMa até amanhã.
O governante elogiou o Centro de Investigação em Educação por promover o debate em torno da Educação e da Democracia, evocando o filósofo John Dewey, quando se assinala o centenário de “Democracy and Education”, considerado o livro marcante da sua carreira.
«Esta obra assenta numa filosofia em que a educação apela à democracia, à participação e à ação na esfera pública, a partir da escola, para que através desta seja alcançada uma sociedade mais justa, mais solidária e mais equitativa. Outro princípio de John Dewey era o de encarar a educação como um instrumento para a resolução de problemas reais, a experiência enquanto geradora de conhecimento», apontou Jorge Carvalho, considerando a filosofia do norte-americano sinónimo de valorização da pessoa e da sua vivência democrática.
«O importante é valorizar o aluno, a criança, as suas vivências, as suas experiências. Olhar a escola como o local de construção de projetos de vida, onde podemos preparar os nossos alunos para serem cidadãos participativos, críticos e, sobretudo, pensantes. Cidadãos que criem, inovem, que empreendam e vençam na vida», preconizou o Secretário Regional, relevando o papel dos professores, enquanto «corpo altamente especializado que faz a diferença e incentiva os alunos para a vivência democrática».
«Uma escola democrática é aquela que apresenta soluções para todos, inclusiva. É isso que nós entendemos», concretizou Jorge Carvalho.
Autor:
Por favor, use apenas texto simples.
Email:
feedback:
Por favor, use apenas texto simples.
Fechar
Anexos
Descritores
Jorge Carvalho
Educação
XII Colóquio CIE-UMa
John Dewey
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade
aqui.
Aceitar todos os Cookies
Aceitar apenas os cookies essenciais