A partir do ano letivo 2022-2023, assiste-se à implementação das novas Aprendizagens Essenciais da Matemática (AE), ao nível dos 1.º, 3.º, 5.º e 7.º anos de escolaridade.
O que há de novo? O que implicam as novas aprendizagens essenciais? Porque devem todos aprender Matemática?
Face à implementação das AE, que abordagem devem os professores utilizar? Qual o papel do aluno? Como contribuir para o desenvolvimento das capacidades matemáticas transversais e das capacidades e atitudes gerais?
Os docentes terão oportunidade para refletir conjuntamente e responder a estas e outras questões a partir de 8 de julho, na atividade formativa "O que muda nas Novas Aprendizagens Essenciais da Matemática do Ensino Básico?", promovida pela Direção Regional de Educação, em parceria com a Universidade da Madeira.
Sendo os professores “os principais protagonistas na mudança dos processos pelos quais a matemática é ensinada e aprendida nas escolas” (NCTM, 1994, p.2), é fundamental que tenham apoio continuado e recursos adequados”.
Aprender a ensinar é um processo de integração, ou seja, o sucesso final do professor resulta da integração da teoria e da prática. A situação ideal implica que os docentes se empenhem simultaneamente no estudo dos conhecimentos matemáticos e da didática da Matemática (NCTM, 1994) bem como à medida que implementam diferentes estratégias e metodologias de trabalho na aula de Matemática, tenham oportunidades prévias de refletir sobre o porquê dessa opção metodológica bem como eventuais dificuldades na sua consecução e, tenham também oportunidades de discussão e reflexão sobre os resultados dessa implementação.
Os interessados poderão consultar o programa e realizar a sua inscrição acedendo à hiperligação disponibilizada através da Plataforma Interagir em: https://bit.ly/3NqjtWl e consultar o vídeo de divulgação em: https://bit.ly/3bEf8ll