A Região vai assinalar o Dia dos Defensores da Ucrânia, entre 1 e 7 de outubro, uma iniciativa da Associação Ucrânia com Amor, em parceria com a Direção Regional das Comunidades e Cooperação Externa (DRCCE) e a Câmara Municipal do Funchal.
A DRCCE associou-se à exposição fotográfica “Olhares da Resistência”, que estará patente na Reitoria da Universidade da Madeira, entre os dias 3 e 9 de outubro.
A exposição "Olhares da Resistência – Uma Homenagem aos Defensores da Ucrânia", composta por 33 imagens, será inaugurada a 3 de outubro, às 17h00, na Reitoria da UMa. Uma mostra que “procura retratar a força, a coragem e o sacrifício dos homens e das mulheres que defendem a Ucrânia, naquele que é um dos capítulos mais desafiantes da história recente daquele país”, explicou o diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa, Sancho Gomes.
O governante falou sobre a especificidade desta exposição. “Esta é uma mostra que reúne imagens impactantes e revela o quotidiano dos soldados e a resiliência do povo ucraniano. Alguns dos protagonistas que podem ser vistos na exposição desapareceram, alguns morreram em combate, outros continuam a defender a sua nação. Há ainda os veteranos que vivem na Madeira”.
Aquilo que os defensores que protagonizam esta mostra têm em comum é o facto de as suas famílias terem fugido da guerra e terem escolhido a Madeira como porto seguro. “É aqui, na Região, que as famílias destes defensores vivem e trabalham com o estatuto de Proteção Temporária”, sublinhou Sancho Gomes.
Através destas imagens, percorremos não só o conflito, mas também a humanidade que resiste em tempos de crise, a vida e a esperança que persiste nos olhares captados pelas lentes de fotógrafos amadores, também eles a participar nesta batalha pela liberdade da nação.
São “Olhares da Resistência”. São reflexos do impacto humano e emocional da guerra, que revelam rostos marcados pela dor e pelo espírito indomável dos defensores da Ucrânia, que encontram força no meio do caos.
A exposição convida o visitante a mergulhar neste universo onde o conflito e a guerra se misturam com a fé e a coragem, numa busca incessante pela paz, numa reflexão sobre a humanidade e sobre a resiliência de um povo em tempos de guerra.
Para Sancho Gomes, o Dia dos Defensores da Ucrânia, é um dia de grande importância não só para aquele país, mas também para a comunidade ucraniana residente na Região.
Neste sentido, e tendo em conta as políticas migratórias preconizadas pelo Governo Regional, ao nível da plena integração dos cidadãos estrangeiros na nossa sociedade, da promoção do multiculturalismo e do respeito e o diálogo entre Povos, a DRCCE associou-se a esta iniciativa, que vai além da exposição e da conferência.