O presidente do Serviço de Saúde da RAM, Herberto Jesus, em representação da secretária regional de Saúde e Proteção Civil, participou, esta manhã, na abertura da primeira assembleia-geral de 2025 da Federação Europeia de Autoridades Competentes e Reguladores da Medicina Dentária (FEDCAR), a convite da Ordem dos Médicos Dentistas.
Na oportunidade, Herberto Jesus, apresentou a visão estratégica para o futuro da Saúde na Região Autónoma da Madeira, identificando as novas tecnologias e a transformação digital como essenciais para a sustentabilidade da Região e para a captação de Talento. Paralelamente, abordou a visão e a filosofia do novo Hospital Central e Universitário da Madeira, baseada no modelo dinâmico KIWI, com “Conhecimento, Inteligência, Sabedoria e Interoperabilidade, com criação de valor para todos”.
A ambição da Madeira supera as suas fronteiras insulares. De acordo com o responsável do SESARAM, existe a intenção de construir um Sistema de Saúde robusto para a área geográfica da Macaronésia “atualmente o Sistema de Saúde não é apenas para a nossa Região, mas sim para a área geográfica da Macaronésia”, disse, sublinhando a importância de estabelecer uma relação que fortaleça os Sistemas de Saúde do Atlântico, entre a Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde.
Segundo Herberto Jesus, o futuro da Saúde na Região Autónoma da Madeira será focado na tecnologia de ponta, na robotização e na integração regional de cuidados para alcançar o conceito de "felicidade", como pilar da Saúde e bem-estar.
Acerca dos investimentos do Governo Regional na área da Medicina Dentária, o presidente do SESARAM destacou a criação da carreira do médico dentista no serviço público de saúde, a integração de médicos dentistas nos cuidados de saúde primários e o acompanhamento da medicina dentária ao longo de todo o ciclo de vida.
Por fim, agradeceu a escolha da Região Autónoma da Madeira para a realização deste importante encontro e para sublinhar que a filosofia subjacente a todas estas iniciativas e investimentos na área da Saúde na Região tem um propósito maior, além da Saúde e bem-estar, têm como objetivo “trazer felicidade à Sociedade”.
Refira-se que esta iniciativa decorre pela primeira vez na Região Autónoma da Madeira e reúne Bastonários da Ordem dos Médicos Dentistas de 17 países europeus.
O encontro decorre até amanhã, dia 17 de maio, no Hotel Savoy, no Funchal.
Criada em 2004, a FEDCAR tem por objetivos garantir a segurança dos doentes, promover elevados padrões de regulação e cuidados de medicina dentária na Europa e assegurar a mobilidade dos profissionais de medicina dentária no espaço comunitário. Com sede em Bruxelas, realiza por ano duas reuniões plenárias. É composta por representantes de 25 países.