A Direção Regional de Educação (DRE) da Região Autónoma da Madeira, em parceria com a Associação No Bully Portugal, continua a promover o projeto “Escola com Empatia – Madeira Sem Bullying”, uma iniciativa pioneira do Projeto da Convivialidade, Ética e Mediação Escolar, no combate ao bullying e na promoção do bem-estar escolar, através de metodologias baseadas na empatia e na inclusão.
Iniciado no ano letivo de 2022/2023, como projeto piloto, esta ação tem vindo a ser implementada de forma faseada, envolvendo progressivamente a grande maioria dos estabelecimentos de ensino dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário e alguns estabelecimentos do 1.º ciclo da RAM. No total, 24 escolas já integram esta iniciativa, que tem vindo a decorrer ao longo dos últimos três anos letivos.
Objetivos do projeto
Ações realizadas
Entre as ações promovidas destacam-se:
A formação de Facilitadores de Solução, nome atribuído aos profissionais que integram as equipas de intervenção em cada escola, é uma das peças-chave do projeto. Estes facilitadores trabalham diretamente com os alunos, utilizando a metodologia No Bully, que aposta na empatia como forma de resolução dos conflitos e mudança de comportamentos.
Resultados positivos
Os relatórios já produzidos pelas Equipas de Solução em várias escolas evidenciam o sucesso da intervenção, com casos resolvidos e impacto positivo nas relações interpessoais entre os alunos.
Dados por ano letivo:
A Direção Regional de Educação reafirma o seu compromisso com o bem-estar e o desenvolvimento integral das crianças e jovens da Madeira, promovendo uma escola segura, empática e livre de bullying.