A festejar cinco anos de publicação d’ O Mensageiro do Recorrente, a Direção Regional de Educação publica, pela décima segunda vez, este jornal on-line com a preciosa colaboração e participação de alunos e professores do 1º Ciclo do Ensino Básico Recorrente (EBR) da Região Autónoma da Madeira.
Anualmente, esta Direção Regional, mais concretamente a Direcção de Serviços de Educação Pré-Escolar e Ensino Básico através da coordenação do ensino recorrente, compromete-se a dinamizar projetos que promovam e divulguem esta oferta educativa para adultos junto da população em geral. A começar pelo presente jornal on-line, levam-se a cabo outros projetos como o Blog Adulto Estudante, o Adulto Estudante no Facebook, o Concurso Ortografíadas, o Concurso Matematicando, a publicação do Livro Memórias com História, o Roteiro de Visitas de Estudo e outros que serão implementados este ano letivo, mas que estão em fase embrionária.
Do trabalho direto com os professores dos cursos do 1º Ciclo do EBR, resultou a necessidade de a Direção Regional criar uma área de trabalho virtual que complementasse as reuniões, os contatos e as visitas aos cursos e que oferecesse um meio eficiente de acesso e partilha de conhecimento e saber-fazer no domínio da alfabetização de adultos, assim surgiu a Área de Trabalho do Ensino Recorrente que este ano tem como suporte a plataforma Moodle.
À semelhança do que tem acontecido nos números anteriores, fique a conhecer um pouco da realidade do ensino recorrente, através das atividades desenvolvidas nalguns cursos, em escolas e instituições desta Região e ainda as visitas de estudo realizadas ao longo do 1º Período.
Se as seções atividades, visitas de estudo e textos dos professores são na maioria dos casos da autoria dos professores, é na seção dos textos de alunos que encontramos a opinião, as memórias e a veia poética dos alunos que frequentam os cursos do 1º Ciclo do EBR.