As equipas são constituídas por profissionais com formação técnica especializada em diferentes áreas, que coordenam a sua intervenção prestando apoio a toda a comunidade educativa, visando essencialmente a eliminação de barreiras à presença, à participação e à aprendizagem dos alunos, promovendo o seu sucesso educativo e contribuindo para a implementação de práticas educativas promotoras de sucesso e de inclusão.
Os CREE dispõem das seguintes valências:
Esta equipa técnica especializada, atua nos diferentes contextos de vida das crianças e dos alunos, incidindo essencialmente o seu trabalho no apoio aos professores e às familias, podendo simultaneamente verificar-se a necessidade de interveção direta com a criança/aluno, de acordo com as necessidades evidenciadas.
Estes técnicos integram as equipas multidisciplinares de apoio à educação inclusiva (EMAEI) como elementos variáveis, sempre que se justifique a sua intervenção.
O psicólogo é um elemento permamente da EMAEI.
Os docentes especializados em educação especial estão colocados por concurso nas escolas públicas da região, constituindo um recurso fundamental para um trabalho efetivo de apoio às escolas e às equipas multidisciplinares.
Salienta-se que nem todos os CREE dispõem de todas as valências suprarreferidas.