A atividade formativa está estruturada em torno de três aspetos intimamente relacionados: desenvolvimento humano, educação em valores e cultura da paz. O seu objetivo fulcral é transformar a relação entre o mundo interno e o externo de todos os que se dedicam à educação das crianças e jovens, com foco na felicidade, no altruísmo, no amor, na compaixão e na ética.
Alguns estudos reportam os efeitos das práticas de mindfulness para professores ao nível da gestão do stresse, da regulação emocional, da redução de burnout e da eficácia do ensino (gestão da sala de aula e relação com os alunos). Concomitantemente, a implementação de práticas de mindfulness (atenção plena) nas escolas tem resultados significativos ao nível do bem-estar emocional, da saúde mental, da melhoria da condição física e da capacidade de aprendizagem dos alunos. A introdução do mindfulness no processo educacional favorece o desenvolvimento de habilidades relacionadas com cinco áreas: atenção, emoções, aprendizagem, convivência e decisão. Consequentemente, as estratégias de intervenção caraterísticas do mindfulness configuram-se como um caminho essencial para a redução de problemas de comportamento e para a melhoria dos resultados académicos.