Os técnicos superiores de educação, nos contextos educativos, colaboram na:
a) Conceção, acompanhamento e avaliação de projetos educativos e formativos, em projetos pedagógicos experimentais, em projetos de investigação e em contextos de investigação-ação-participada, mobilizando saberes e conhecimentos relacionados com as Ciências da Educação;
b) Dinamização de ações de sensibilização, informação e formação no âmbito da educação inclusiva, dirigidas à comunidade educativa;
c) Organização, promoção e implementação de ações de avaliação e apoio no âmbito das medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, para responder às necessidades educativas de todas e de cada uma das crianças e alunos ao longo do seu percurso escolar;
d) Construção e adaptação de materiais pedagógicos e didáticos de apoio ao currículo, adaptado às especificidades dos alunos e facilitadores da sua aprendizagem e participação na vida escolar e social;
f) Desenvolvimento de estudos e proposta de medidas que conduzam ao sucesso educativo e à qualidade do ensino;
g) Implementação de ações e medidas de reforço da ligação instituição educativa/comunidade;
h) Formalização de candidaturas de projetos a cofinanciamento europeu, no âmbito da educação.