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Hora do Código 2023 - Vídeo promocional
Vídeo promocional da Hora do Código 2023, com locução de Eduardo Rêgo.
Hora do Código 2023
Entre os dias 4 e 7 de dezembro irá decorrer a Hora do Código. O tema deste ano letivo é a "Criatividade com a Inteligência Artificial".
Atribuições e competências do Serviço Técnico de Formação Profissional (Despacho n.º 141/2020)
O STFP é uma instituição acreditada que está na direta dependência da Direção Regional de Educação, da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia
Road Show for Entrepreneurship – RS4E
O Projeto RS4E tem como principal objetivo promover junto das crianças e jovens competências empreendedoras, através do conceito “aprendendo fazendo”.
Leitura Performativa: Projeto Ler Com Amor
É um projeto promovido pela Associação Companhia Contigo Teatro, em parceria com a Direção Regional de Educação, que tem como principais objetivos motivar os alunos para a leitura e aperfeiçoar as competências de interpretação e compreensão de textos literários na aula de Português.
STFP nas “I Jornadas Técnico-Pedagógicas: Práticas Colaborativas em Contexto Educativo”
Apresentação das boas práticas/projetos de promoção de competências sociais para os formandos do Serviço Técnico de Formação Profissional
Competências pré-leitoras
Curso de Formação destinado a Educadores de Infância e Professores do 1ºCiclo do Ensino Básico
Hora do Código 2022
A Hora do Código realiza-se entre os dias 5 e 9 de dezembro de 2022.
| Hora do Código 2022
A Hora do Código realiza-se entre os dias 5 e 9 de dezembro de 2022.
Projeto de Formação de Recursos Humanos em Competências Digitais
A SRE, através da DRE, inicia e implementa um novo Projeto de Formação de Recursos Humanos em Competências Digitais, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), na componente C20-|03-RAM - Programa de Aceleração da Digitalização da Educação na Região Autónoma da Madeira.
|Projeto de Formação de Recursos Humanos em Competências Digitais
A SRE, através da DRE, inicia e implementa um novo Projeto de Formação de Recursos Humanos em Competências Digitais, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), na componente C20-|03-RAM - Programa de Aceleração da Digitalização da Educação na Região Autónoma da Madeira.
Jogos da Prevenção: As atividades de natureza Psicomotoras como facilitadoras da aprendizagem psicossocial
Curso de Formação destinado a docentes dos grupos de recrutamento 110; 110 E.E; 120; 140; 150 e 160 e a Técnicos Superiores (Psicólogos, Psicomotricistas e Terapeutas)
Ofício Circular N.º 059 de 21 de abril de 2022
FAQs: Esclarecimentos relativos à operacionalização do Novo Referencial de Competências-Chave | Nível Básico.
Gestão Emocional na Escola e na Vida - nível inicial
Oficina de Formação destinada a professores de todos os grupos de recrutamento
Ofício Circular N.º 016 de 28 de janeiro de 2022
Novo Referencial de Competências-Chave de Educação e Formação de Adultos - Nível Básico - Regime de Transição - Orientações.
Práticas para melhor gerir as emoções
Oficina de Formação destinada a docentes de todos os grupos de recrutamento
Ação de Formação "Competências digitais no ensino das línguas"
A Associação Portuguesa dos Professores de Francês (APPF) está a promover a ação de formação “Competências digitais no ensino das línguas” com a duração de 12 horas, acreditada pelo CCPFC e destinada aos professores dos grupos de recrutamento 200, 210, 220, 300, 320, 330 e 350.
Competências Básicas
Legislação de suporte ao ensino secundário publicada em JORAM e DRE
Ofício Circular N.º 108 de 30 de setembro de 2021
Convite para apresentação dos resultados da SELFIE for Teachers
Sessões da Convivialidade Escolar - 2.º Ciclo do Ensino Básico
Programa de desenvolvimento de competências socioemocionais destinado a alunos dos 5.º e 6.ºs anos do 2.º ciclo do ensino básico.
Sessões da Convivialidade Escolar - 3.º Ciclo do Ensino Básico
Programa de desenvolvimento de competências socioemocionais destinado aos alunos dos 7.º, 8.º e 9.ºs anos do 3.º ciclo do ensino básico
Jogos da Prevenção
Programa de Prevenção dos Comportamentos Aditivos e Dependências
DivertidaMente
Programa de competências socioemocionais
Protocolo de colaboração entre a Secretaria Regional de Educação e a Associação Abraço (Delegação do Funchal)
O presente protocolo tem por objeto garantir a inclusão de alunos com necessidades especiais, acompanhados pelo Centro de Recursos Educativos Especializados do Funchal, nos períodos não letivos e interrupções letivas, nas atividades desenvolvidas pelo Projeto Abc – Ser Criança, por forma a estimular o desenvolvimento das suas competências.
Protocolo de Colaboração entre a Secretaria Regional de Educação e a Associação Centro Luís de Camões
O presente protocolo tem por objeto garantir a inclusão de alunos com necessidades especiais, acompanhados pelo Centro de Recursos Educativos Especializados do Funchal, nos períodos não letivos e interrupções letivas, nas atividades desenvolvidas pelo Projeto Férias Curtidas, por forma a estimular o desenvolvimento das suas competências.
“1ªs Jornadas Academi@STEM Mangualde - AFC, Competências e Avaliação: Exemplos de práticas letivas inovadoras”
O Centro de Formação da Associação de Escolas EduFor dinamiza as “1ªs Jornadas Academi@STEM Mangualde - AFC, Competências e Avaliação: Exemplos de práticas letivas inovadoras”, nos dias 9, 10 e 16 de julho de 2021
ALi e a Leitura
Este jogo foi desenvolvido pela Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas e tem como objetivo desenvolver um conjunto de competências que estão na base da leitura, nomeadamente a consciência fonémica, a fonética, a fluência, o vocabulário e a compreensão. Algumas atividades possuem pistas visuais ou auditivas que facilitam os processos da leitura: descodificação e compreensão.
ALi e as Emoções
O jogo ALi e as Emoções incide sobre o reconhecimento e diferenciação das emoções, que se constituem como peças fundamentais no desenvolvimento de competências sociais, tão importantes na interação do Homem com os outros.
Xadrez na Escola
O projeto do Xadrez tem como objetivo desenvolver conhecimentos e competências mais aprofundadas nesta área e capacitar os professores para lecionar e acompanhar o ensino de Xadrez nas escolas. Esta é uma modalidade que tem provado o seu contributo no desenvolvimento intelectual e na melhoria da aprendizagem dos jovens.
Despacho n.º 141/2020, de 09 de abril, da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia
Aprova a estrutura flexível da Direção Regional de Educação e estabelece as respetivas competências
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