Pesquisar

Turmas homogéneas fazem sucesso

Projetos "7.º ano +" e "Estreito +" revelam-se bem sucedidos. 13-07-2016 Educação, Ciência e Tecnologia
Turmas homogéneas fazem sucesso

O Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho, esteve presente na manhã desta quarta-feira (13 de julho), na apresentação dos resultados dos projetos de turmas homogéneas lançados, no início ano letivo, nas Escolas Básicas dos 2.º e 3.º Ciclos do Caniço (7.º ano +) e do Estreito de Câmara de Lobos (Estreito +).


As razões para a implementação destes projetos foram o combate ao insucesso escolar, às retenções repetidas e às taxas de indisciplina elevadas, em anos escolares de mudança de ciclo (5º e 7º anos), proporcionando um maior apoio na escola e em casa, acompanhando e orientando os alunos com fragilidades sociais, e diferenciando positivamente os alunos para promover o sucesso a todos.

 

No Caniço, o “7.º ano +” englobou cinco turmas de 7.º ano, num total de 73 alunos, tendo-se verificado que a taxa de retenção diminuiu de 20,8% de 2014/2015 para 2,9% em 2015/2016, registando-se ainda a diminuição de 210 para 69 participações disciplinares.  


A evolução da avaliação deu conta de uma diminuição de 27% para 3% de alunos com nível 2 e, embora a percentagem de alunos com nível 3 tenha variado pouco (de 58% em 2014/2015 para 57% em 2015/2016), verificaram-se subidas de 13% para 34% e de 2% para 6% de alunos classificados com nível 4 e 5, respetivamente.


Segundo Armando Morgado, Presidente do Conselho Executivo da Escola dos 2.º e 3.º Ciclos do Caniço, a redução do número de alunos por turma, a homogeneidade dos horários, que facilitou a mobilidade sem prejudicar a organização da vida familiar e escolar do aluno, foram alguns dos fatores decisivos conducentes ao sucesso do projeto, apesar das dificuldades sentidas inicialmente pelos estudantes, nomeadamente ao nível da participação, autoestima, métodos e hábitos de trabalho.


«Os sucessos excederam as expectativas na medida em que os alunos não só atingiram o nível positivo no geral, como obtiveram em muitos casos níveis 4 e 5 em diversas disciplinas», constatou Armando Morgado, salvaguardando a «necessidade de continuar a dar mais a estes alunos para evitar que regridam», referindo-se a um apoio sustentado que consolide os progressos registados.


A satisfação alargou-se aos encarregados de educação, pois 94% sentiram melhorias nos hábitos de estudo, organização, comportamentos e atitudes, participação em atividades e projetos da escola por parte dos seus educandos, número que subiu aos 96% quando questionados sobre a melhoria nos resultados escolares.

 

No “Estreito +” foram abrangidas quatro turmas, duas de 5.º ano e duas de 7.º ano, ou seja, de início de ciclo. Os resultados foram igualmente positivos, verificando-se redução na média de retenções, de 3,5% e 15,1% nos 5.º e 7.º anos no ano letivo 2014/2015, para 1,4% e 10,4% no ano letivo 2015/2016. Na prática, de um total de 87 alunos, apenas dois não transitaram de ano.

António Mendonça, Presidente do Conselho Executivo da escola camaralobense, deu conta da satisfação de 90,7% dos encarregados de educação por verem os seus educandos integrados no projeto, 84% dos quais nota mais trabalho e dedicação aos estudos em casa.


Por outro lado, 79,5% dos alunos disse gostar de pertencer à turma, algo que foi indiferente para os outros 20,5%, e 36 dos 37 professores envolvidos concordou que o “Estreito +” contribuiu para o sucesso dos estudantes.

 

As apresentações dos Diretores das Escolas podem ser consultadas em anexo na coluna lateral direita.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.